Escola sem Partido: o avesso do avesso

Daniel Medeiros*

Hรก algum tempo, o termo โ€œdoutrinaรงรฃoโ€ passou a ser empregado como uma disposiรงรฃo capaz de permitir o poder pรบblico a intervir na prรกtica docente. Um professor ou professora nรฃo poderia, de acordo com essa abordagem, expressar ideias polรญticas, ideolรณgicas, morais ou religiosas que contrariassem os interesses dos pais e fossem capazes de induzir as crianรงas e os jovens a comportamentos e atitudes reprovรกveis. Sugeriu-se, inclusive, que cartazes fossem fixados nas portas das salas de aula com essas proibiรงรตes e os alunos e alunas foram estimulados a denunciar os professores que transgredissem esses novos cรขnones do ensino.

O parรกgrafo acima poderia ilustrar o roteiro de algum filme distรณpico, como 1984. Mas nรฃo. Ele existe e agora o Supremo Tribunal Federal vai finalmente se posicionar a respeito da constitucionalidade dessa proposiรงรฃo que jรก foi objeto de projetos de leis municipais e estaduais por todo o Brasil. No Congresso Nacional tambรฉm tramita um projeto semelhante, mas ainda nรฃo foi votado.

A Constituiรงรฃo brasileira de 1988 รฉ clara quando identifica como um direito fundamental a liberdade de pensamento e de expressรฃo de atividade intelectual, artรญstica, cientรญfica e de comunicaรงรฃo. Isso jรก deveria bastar. Mas hรก ainda outra questรฃo subjacente que merece uma rรกpida reflexรฃo: os defensores da chamada โ€œescola sem partidoโ€ defendem um ensino fundamentado na โ€œneutralidadeโ€ ideolรณgica e no respeito ร s escolhas da famรญlia. Ora, o prรณprio conceito de famรญlia nรฃo รฉ neutro. Igualmente o de escolha. Para nรฃo irmos longe: onde reside a neutralidade? Na Histรณria, hรก uma narrativa absoluta? Na Filosofia, um autor supremo? Na Geografia, um modelo รบnico de propriedade, de desenvolvimento urbano, de disposiรงรฃo espacial? Na Sociologia, uma sรณ forma de organizaรงรฃo da sociedade?

Por isso, em um Estado Democrรกtico de Direito nรฃo se pode falar em doutrinaรงรฃo quando hรก manifestaรงรฃo das diversas formas de ver e compreender o mundo; quando se apresenta as diversas correntes de pensamento e as diversas tensรตes entre os defensores de cada uma delas; nรฃo hรก doutrinaรงรฃo quando se detalha os diversos aspectos de um modelo polรญtico, ou um sistema de ideias; nรฃo se doutrina quando se explica como as diversas instituiรงรตes surgiram e como elas se modificam ao longo do tempo. Nรฃo se doutrina quando lembramos aos jovens que nรฃo hรก um certo e um errado moral absoluto, mas que as atitudes devem se conformar aos contextos e os contextos sรฃo espaciais e temporais, portanto, dinรขmicos. E que ao mesmo tempo que hรก os defensores de valores universais, hรก os que sustentam a importรขncia dos costumes e culturas locais. E essas tensรตes sรฃo vรกlidas e respeitadas em um ambiente democrรกtico.

Lรณgico que a variedade incomoda aos que tรชm certeza (e nรฃo esqueรงamos: o contrรกrio da verdade nรฃo รฉ a mentira, mas a certeza). A mudanรงa รฉ quase sempre vista como decadรชncia e a multiplicidade como degradaรงรฃo. Daรญ o desejo de controle e de censura. Essa tendรชncia se torna ainda mais complicada quando se soma a uma visรฃo nostรกlgica de um passado inexistente, no qual os valores eram respeitados e as verdades cristalinas. Daรญ vem o desejo de evitar que os jovens se encontrem com as possibilidades de escolhas que sรณ a diversidade permite. E essa possibilidade de escolha รฉ o cerne desse debate que caberรก agora ร  Corte suprema decidir. Doutrinar รฉ tolher a possibilidade de escolher, apontando um caminho รบnico para trilhar.

Ficarรก fรกcil perceber quem quer doutrinar. Uma escola democrรกtica รฉ partilhada, รฉ mรบltipla, รฉ a celebraรงรฃo das diferenรงas e dos projetos democraticamente assumidos em comum, pelo debate e pelo consenso. Um escola sem partido nรฃo tem nada disso, mas sim uma visรฃo monocromรกtica em nome de uma certeza moralmente assumida. Por isso, a escola sem partido simpatiza com as escolas disciplinadoras, como a รบltima invenรงรฃo, as chamadas escolas cรญvico militares. Lugar para obedecer nรฃo รฉ um lugar de aprendizado. Exceto aquilo que se quer que se aprenda. Ou seja: o projeto Escola sem Partido รฉ um projeto de doutrinaรงรฃo de jovens. Exatamente o que ele afirma negar, em um loop infinito.

 

* Daniel Medeiros รฉ doutor em Educaรงรฃo Histรณrica e professor no Curso Positivo.

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