Kantar Brand Footprint anuncia as 20 marcas mais escolhidas mundialmente

Coca-Cola, Colgate e Maggi permanecem no top 3. Marcas locais ganharam mais penetraรงรฃo do que as globais

Coca-Cola, Colgate e Maggi permanecem no top 3.

Coca-Cola, Colgate e Maggi permaneceram em 2019 como as trรชs marcas mais escolhidas pelos consumidores mundialmente. ร‰ o que aponta o ranking anual Brand Footprint, da Kantar, lรญder global em dados,ย insightsย e consultoria, que foca no desempenho de longo prazo das marcas e este ano tambรฉm inclui uma anรกlise especial sobre o desempenho delas durante a atual pandemia do novo coronavรญrus.

O estudo tambรฉm mostra que em 2019 mais carrinhos foram preenchidos com as grandes marcas – com 20 das 25 principais registrando crescimento na frequรชncia de compra -, mas que as locais se mostraram mais fortes. Enquanto as globais aumentaram seus pontos de penetraรงรฃo em 2% em comparaรงรฃo com 2018, o que equivale a 28 milhรตes de compradores, as locais obtiveram 3,1% de crescimento, ou seja, 43,4 milhรตes. Cada ganho de penetraรงรฃo de 0,1% equivale a 1,4 milhรฃo de compradores.

424 bilhรตes de escolhas de marcas foram feitas no ano passado, sendo que 40 marcas foram tiradas das prateleiras mais de 1 bilhรฃo de vezes cada. Cinco delas fizeram sua estreia neste grupo: Brooke Bond, Head & Shoulders, Kinder, Heinz e Oreo.

A Coca-Cola permanece imbatรญvel no topo, com mais de 6 bilhรตes de ocasiรตes de compra. Na sequรชncia vรชm a Colgate, com 4 bilhรตes, e Maggi, com 3 bilhรตes.

A competiรงรฃo ficou mais acirrada em todos os setores de bens de consumo massivo (FMCG). Apenas 46% das marcas alcanรงaram crescimento de pontos de penetraรงรฃo, contra 47% em 2018, 49% em 2017 e 52% em 2016. Com relaรงรฃo aos setores, os que se fortaleceram foram os de saรบde e beleza, laticรญnios, alimentos e bebidas.

โ€œAs marcas FMCG estรฃo acostumadas a navegar em tempos turbulentos. Em 2019, vimos muita inovaรงรฃo em resposta ร s diferentes macrotendรชncias. Esse talento para a inovaรงรฃo garantirรก que as maiores marcas do mundo sejam capazes de responder aos desafios impostos pelo COVID-19 e pelo mercado FMCG cada vez mais competitivo por meio de novos formatos, canais digitais e do comรฉrcio eletrรดnico. Nosso estudo mostra que a inovaรงรฃo que ressoa e se adapta ร s novas necessidades dos compradores locais, combinada com o aumento do investimento em mercados emergentes, continuarรฃo sendo alavancas significativas do sucesso futuroโ€, explicaย Luis Simรตes, Diretor de Estratรฉgia da divisรฃo Worldpanel da Kantar.

O relatรณrio completo estรก disponรญvel emย https://kantar.turtl.co/story/brand-footprint-2020. Para saber mais sobre o Brand Footprint da Kantar, acesseย http://www.kantar.com/brandfootprint.

daniel@adcomunicacao.com.br

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