Lucimeire Fedalto*
Aprendizado. Respeito ร individualidade. Felicidade. Inovaรงรฃo. Eis algumas buscas daqueles que fazem a escola: os alunos. Aproximadamente 260 mil, entre 11 a 21 anos, tiveram a oportunidade de participar de uma escuta on-line, gratuita e aberta, realizada pela Porvir e pela Rede de Conhecimento Social, em 2019. Os jovens foram provocados a refletir sobre suas escolas atuais e tambรฉm sobre como seriam os ambientes educacionais de seus sonhos. A ediรงรฃo da pesquisa, publicada em novembro, trouxe informaรงรตes interessantes na รณtica desse pรบblico.
Dentre as questรตes levantadas pelos jovens sobre sonhos e realidades no รขmbito escolar, percebeu-se que esses jovens nรฃoย queremย “sรณ comida, diversรฃo e arte“,ย eles querem ser ouvidos, querem fazer parte do processo de construรงรฃo e desenvolvimento desse espaรงo em que aspiram aprender e ser felizes. Grรชmios estudantis e conselhos nรฃo dรฃo conta da necessidade que esses estudantes tรชm para que tenham voz e participaรงรฃo nas decisรตes relacionadas ร escola. Jovens e adolescentes querem mais diรกlogo e espaรงo. 79% dizem que tรชm grรชmio na sua escola, mas sรณ 45% consideram que estudantes participam das decisรตes; 72% indicam a existรชncia de um conselho escolar, e apenas 41% dizem haver atividades que integrem professores, pais e alunos. Nรฃo basta ter o canal, รฉ preciso ensinar a utilizรก-lo.
E quando a pesquisa traz os dados sobre o perfil do professor que esse grupo entrevistado idealiza, vรช-se que nรฃo รฉ um profissional com superpoderes, mas sim um professor que domine o conteรบdo, que consiga despertar o senso crรญtico e que esteja aberto ao diรกlogo e ร s trocas. Alรฉm, รฉ claro, da existรชncia fรญsica dessa figura fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, pois, muitas das escolas das quais os entrevistados fazem parte sofrem com a falta de professores.
Temas como bullying, suicรญdio, depressรฃo e autoconhecimento devem fazer parte do currรญculo, na concepรงรฃo dos entrevistados. 30% avaliam de forma negativa a relaรงรฃo entre alunos em suas escolas โ eles nรฃo falariam que nela todas as pessoas sรฃo respeitadas independentemente de cor, religiรฃo, orientaรงรฃo sexual, nacionalidade ou cultura. Os estudantes reconhecem a necessidade de ter ajuda, seja do professor ou de um profissional especializado โ 6 a cada 10 entrevistados gostariam de ter psicรณlogos na escola. Sonho que pode se concretizar em breve se a proposta prevista no Projeto de Lei 60/2007 for efetivada. Segundo esse projeto, equipes formadas por psicรณlogos e assistentes sociais deverรฃo atender os estudantes dos ensinos fundamental e mรฉdio, buscando a melhoria do processo de aprendizagem e das relaรงรตes entre alunos, professores e a comunidade escolar. O texto ainda estabelece que, quando houver necessidade, os alunos deverรฃo ser atendidos em parceria com profissionais do Sistema รnico de Saรบde (SUS).
Segundo a pesquisa, grande parte dos problemas emocionais advรฉm da pressรฃo a que muitos dos estudantes sรฃo submetidos, no Ensino Mรฉdio, por conta do vestibular e do mercado de trabalho. O foco da escola dos sonhos, portanto, segundo o perfil dos entrevistados, deve ser tambรฉm a preparaรงรฃo para a faculdade ou para o mercado de trabalho, aproximadamente 40% acreditam nisso. Eis o nosso desafio enquanto educadores: ensinar, mas tambรฉm despertar; ver, mas tambรฉm enxergar; ouvir e dar voz; acolher o sonho, mas tambรฉm trabalhar junto para transformรก-lo em verdade.
*Lucimeire Leduc Peixoto Fedalto รฉ professora de Lรญngua Portuguesa e Coordenadora do Centro de Inovaรงรฃo, Pesquisa e Desenvolvimento do Colรฉgio Positivo.