Especialista de carreira e negรณcios dรก dicas para fazer networking em casa e manter a empresa ativa no mundo online
Depois da imposiรงรฃo do home office em meio ร pandemia da COVID-19, muitas empresas estรฃo adaptando seu dia a dia para manter os colaboradores em casa. As inรบmeras vantagens desse modelo de trabalho, como eliminaรงรฃo do tempo de deslocamento, distraรงรตes no escritรณrio e praticamente 100% dos colaboradores com internet de qualidade em casa, mostram que a nova realidade veio para ficar.
Mas, como manter o networking com o home office? Segundo o consultor de carreira e negรณcios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, o relacionamento interpessoal estรก diretamente ligado ao sucesso profissional. โEmpresas sรฃo feitas de pessoas, sejam elas colegas de trabalho, possรญveis clientes ou parceiros. Manter um bom relacionamento assegura um dia a dia mais produtivo, alรฉm de gerar confianรงa e fidelidade com clientesโ, lembra Weiler.
O consultor acredita que mesmo no meio digital dรก para manter o networking em dia. โHoje dispomos de muitas ferramentas online para fazer reuniรตes, debater assuntos ou pulverizar ideias e serviรงos das empresas. ร preciso ficar atento ร s novas tecnologias para estar inserido e oferecer sempre ferramentas eficazes para essas relaรงรตesโ, explica.
Hoje, os profissionais podem se relacionar nas mรญdias sociais, como o LinkedIn por exemplo. A ferramenta permite que o profissional mostre o seu trabalho, se relacione com empresas e feche parcerias e possรญveis clientesโ, lembra.ย Recentemente, uma nova rede social foi inaugurada, o Club House, que jรก conta com milhรตes de usuรกrios no mundo. A ideia bรกsica da plataforma รฉ que as pessoas conversem e se conectem por รกudio: quem participa, pode encontrar chats com palestras, mรบsicas, papos sobre diferentes assuntos.
โร importante estar atento ร s novidades, estar presente em redes sociais, eventos online e tudo que possibilite que conheรงa pessoas e faรงa novas conexรตesโ, alerta Weiler. โE as empresas precisam estar atentas tambรฉm para essa nova realidade, os espaรงos fรญsicos continuarรฃo existindo, mas รฉ preciso encontrar soluรงรตes eficazes para que sua empresa tenha uma forte presenรงa onlineโ, completa.
“Personal branding, reputaรงรฃo e marca pessoal serรฃo cada vez mais importantes, portanto, escolher bem onde e como sua marca estarรก visรญvel serรก tรฃo importante como quando e quanto tempo deverรก estar. Aderรชncia com as demandas do mercado e o tempo de foco ganham cada vez mais relevรขnciaโ, finaliza.
Sobre a ESIC Internacional:
A ESIC รฉ uma Business School Internacional especializada em Gestรฃo de Negรณcios e ย Marketing. Com mais de 50 anos de experiรชncia, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convรชnios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., รndia e China. A instituiรงรฃo atua em oito รกreas: Graduaรงรฃo, Pรณs-Graduaรงรฃo (Master e MBA), Executive Education (cursos avanรงados e sob medida para empresas e formaรงรฃo in company), Mรณdulos e Missรตes Empresariais Internacionais, ESIC Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colรฉgio Internacional, Simuladores/Competiรงรตes Empresariais Globais e ESIC Editora (com tradiรงรฃo em publicaรงรตes renomadas, atualizadas e especializadas em Gestรฃo de Negรณcios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, a ESIC estรก entre o seleto grupo que segue os padrรตes do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), รฉ membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administraciรณn).