Layout do centro de distribuição é um desafio que se não for bem planejado afeta produtividade

Todo centro de distribuição trabalha com recebimento das mercadorias, conferência constante de estoque, movimentação para armazenagem, separação de pedidos, embalagem e expedição. Nas grandes empresas, este volume é tão expressivo que qualquer detalhe equivocado pode atrasar o processo inteiro.

“Os centros de distribuição precisam ter auditoria de tudo, desde estoque até o que está sendo despachado. Sem um gerenciamento adequado dessas operações, as chances da distribuição se tornar um caos são enormes e a empresa não vai ofertar bons serviços” alerta Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.

Layout bem cuidado
Detectar onde está o problema no centro de distribuição é uma tarefa difícil, mas que pode ser revolvida com mudança no layout do projeto, e isso envolve processos gerenciais e operacionais que dizem respeito à rotina. Um trabalho terceirizado consegue facilitar o gerenciamento dos riscos e melhorar o fluxo:

O que pode ser feito?
Agilizar o controle das ações de separação e retirada dos produtos, mais conhecido como picking, além de um bom acompanhamento nas mudanças entre fornecedores, produtos e clientes para maior ou menor quantidade, são partes da engrenagem do redesenho de um centro de distribuição.

Renato explica que o layout deve ser estruturado com as necessidades operacionais, sempre considerando todas as características das instalações físicas, como espaço das áreas e setores, como o tipo de piso, número de prateleiras, equipamentos como porta-paletes e esteiras além das características dos produtos e serviços:

“Uma equipe terceirizada vai analisar situações que os colaboradores da empresa, mais especificamente deste setor, não conseguem perceber justamente pela movimentação absurda que é a operação. São detalhes como peso, volume e forma de acondicionamento isso sem contar em como os equipamentos estão sendo utilizados. Como objetivos principais estão a redução dos custos com frete e mão de obra e, a vantagem mais perceptível, o ganho de espaço através de estoques que se renovam periodicamente” completa Renato. ”

Se uma empresa possui problemas no centro de distribuição, a terceirização vai descobrir exatamente o que precisa ser feito e propor soluções para essa adequação, é a vantagem de se contratar um parceiro focado especificamente nesse desenvolvimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER


spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui