*Por Mayara Marenda Narita
A inclusรฃo e diversidade no ambiente de trabalho sรฃo temas atuais e recorrentes na mรญdia. Diferentes categorias sociais, como gรชnero, orientaรงรฃo sexual, etnia e status de deficiรชncia, vรฃo ganhando mais atenรงรฃo no meio corporativo e representam mudanรงas benรฉficas. Um grupo social relevante que ainda precisa fazer parte desta discussรฃo รฉ o de pessoas neurodivergentes. Estes profissionais, antes estigmatizados, podem trazer novas visรตes de mundo e habilidades รบnicas que colaboram para o crescimento e inovaรงรฃo das empresas.
O termo neurodiversidade foi usado pela primeira vez em 1998 pela sociรณloga Judy Singer e popularizado pelo jornalista Harvey Blume, e vem sendo atualizado desde entรฃo na busca por acabar com estigmas sociais. Anteriormente associado a dรฉficits e disfunรงรตes, passando pelo Transtorno do Espectro Autista e Asperger, hoje รฉ visto como termo inclusivo para se referir a igualdade dos mais variados estados mentais possรญveis.
O professor Rob Austin, da Ivey Business School (Canadรก), publicou na Harvard Business Review um estudo de caso que apontava a estimativa de uma em cada 59 pessoas no mundo com algum tipo de neurodiversidade. Por outro lado, quase 80% dessas pessoas estรฃo desempregadas e sentem dificuldade em entrar no mercado de trabalho. A maior parte das empresas realiza testes padrรตes para contrataรงรตes que se encaixem em perfis prรฉ-estabelecidos, o que pode desfavorecer candidatos do espectro autista, por exemplo. O mรฉtodo tradicional de entrevista de emprego, segundo o professor, elimina possรญveis talentos neurodivergentes.
Muitas vezes, temendo o preconceito, pessoas neurodiversas acabam por nรฃo desenvolver suas habilidades por completo e se afastando das organizaรงรตes empresariais. Mas os pesquisadores britรขnicos Robert Anthony Allen e Tamsin Priscott, na publicaรงรฃo โEmployee Relations: The International Journalโ desde ano, atentam para o engano dessa retraรงรฃo: โuma organizaรงรฃo nรฃo consegue identificar aquelas pessoas que trariam maior benefรญcio para a forรงa de trabalho se o neurodiverso dentro dessa forรงa de trabalho for relutante em se revelar por causa do estigma dos estereรณtiposโ. O mercado tambรฉm precisa criar esse ambiente receptivo ao profissional.
Quando uma empresa decide praticar a inclusรฃo em seu processo seletivo, ela nรฃo pode unicamente pensar em colocar aquela pessoa no ambiente, que รฉ por si sรณ excludente e predominantemente neuro-tรญpico. ร preciso adquirir consciรชncia de que a empresa deve se responsabilizar por essas pessoas e contrataรงรตes, bem como pelo bem estar do profissional. Trabalhar a cultura organizacional e o respeito a diversidade pelo resto da equipe sรฃo pontos essenciais. Entender a especificidade de cada funcionรกrio neurodivergente tambรฉm รฉ fundamental: uma pessoa com dificuldade de concentraรงรฃo se beneficia de espaรงos mais silenciosos e fones de ouvido mais confortรกveis, por exemplo.
As empresas sรฃo fundamentais para garantir evoluรงรตes sociais, e questรตes sobre inclusรฃo e diversidade estรฃo aรญ para comprovar isso. O tema da neurodiversidade e o futuro das empresas รฉ atual e necessita de reflexรฃo para efetivar a inclusรฃo dessas pessoas no meio corporativo. Empresas como Hewlett Packard Enterprise e Microsoft jรก atualizaram seus processos de seleรงรฃo favorecendo o acesso de talentos neurodiversos e encontrando variados benefรญcios. A forma que pessoas que nรฃo sรฃo neurotรญpicas pensam e encontram soluรงรตes inovadoras tem ainda muito mais a oferecer ao mercado. E a tendรชncia รฉ cada vez mais empresas se abrirem para as novas visรตes e habilidades dos profissionais com neurodiversidade.
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*Mayara Marenda Narita รฉ pรณs-graduada em Neurociรชncia e Comportamento pela PUC-RS. Possui especializaรงรฃo em Marketing Management pela FAE e MBA em Gestรฃo de Pessoas com รชnfase em Lideranรงa Organizacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. ร gerente distrital, investidora e incentivadora de empresas e projetos sociais e ambientais, entre eles a Loja da Verdรช (www.lojadaverde.com.br), startup focada em curadoria de produtos veganos, eco friendly e cruelty free.