Pacote de maldades no Imposto de Renda

*Marco Aurรฉlio Pitta

 

A primeira fase da tรฃo sonhada Reforma Tributรกria tem como proposta do governo federal mudanรงas no PIS e Cofins para as empresas, por meio do Projeto de Lei 3.887/2020. Pouco mais de 300 dias depois de ter sido apresentada, mesmo sem a primeira fase sequer tendo sido votada, o Poder Executivo finalmente deu sequรชncia ร  proposta de mudanรงas no sistema tributรกrio brasileiro. O que tรชm em comum essas duas fases? As polรชmicas.

Na primeira etapa, entregue ao Poder Legislativo em julho de 2020, empresas do setor de serviรงosย  questionaram โ€“ e muito โ€“ as novas regras, que, se passarem, aumentarรฃo โ€“ e muito โ€“ a carga tributรกria desses segmentos. Jรก a segunda fase, levada no final de junho de 2021 pelo ministro Paulo Guedes, รฉ bem preocupante para empresรกrios e contribuintes com maior renda.

Existem mudanรงas importantes que, se passarem, irรฃo impactar โ€“ e muito โ€“ o caixa das empresas e de seus acionistas. O fato de haver uma reduรงรฃo da alรญquota de Imposto de Renda para as organizaรงรตes privadas dificilmente vai amenizar a tributaรงรฃo sobre dividendos.

Um exemplo muito ruim recai sobre as empresas que administram bens. Muito comum hoje em dia, esse tipo de organizaรงรฃo รฉ muito benรฉfica para seus sรณcios pois pode ser enquadrada no regime de apuraรงรฃo pelo sistema โ€œlucro presumidoโ€. Isto faz com que a alรญquota efetiva do IR fique em torno de 10,88% sobre a receita. Em uma empresa que praticamente sรณ registra recebimento de aluguel em sua contabilidade, รฉ uma grande vantagem. Alรฉm do mais, esses recursos tรชm os lucros distribuรญdos sem qualquer imposto via dividendos para os acionistas. Com a proposta atual, se passar, esse tipo de segmento nรฃo poderรก mais optar pelo lucro presumido, ficando obrigatoriamente a adotar o lucro real. Utilizando um exemplo em que uma administradora de bens tenha 80% de lucros que sรฃo 100% distribuรญdos, haverรก um aumento de carga tributรกria sobre as receitas dos atuais 10,88% para 34,6%, isso jรก considerando a reduรงรฃo da alรญquota de IR dos atuais 15% para 10% em 2 anos.

Sobre a tributaรงรฃo dos dividendos, combinada com a reduรงรฃo da alรญquota de Imposto de Renda para empresas, vale ressaltar que o efeito depende muito da polรญtica de distribuiรงรฃo de lucros para os acionistas e o prรณprio reinvestimento no negรณcio. Parece que as mudanรงas sรฃo desproporcionais, pois a alรญquota de Imposto de Renda como proposta cai cinco pontos percentuais em dois anos, enquanto os dividendos sรฃo tributados na largada de zero para 20%. Mas รฉ preciso analisar caso a caso. Imaginando uma empresa do lucro real que distribui 100% dos seus lucros, a situaรงรฃo ficaria muito ruim. Haveria um aumento de carga tributรกria sobre os lucros de 34% para 43,2%. Por outro lado, em uma empresa que tem como polรญtica distribuir 25% dos lucros para os acionistas, a reduรงรฃo de carga seria de 34% para 32,6%.

Considerando o objetivo de equidade tributรกria, faz muito sentido tributar os dividendos, porรฉm, serรก que รฉ o caminho ideal? Segundo estudos da prรณpria Receita Federal referente ร s entregas das declaraรงรตes de Imposto de Renda Pessoa Fรญsica do ano de 2017, a alรญquota efetiva de quem tinha rendimentos acima de 160 salรกrios mรญnimos nรฃo passou de 5%, enquanto que, quem recebeu de 7 a 10 salรกrios mรญnimos pagava algo em torno de 6% mensais. Muito provavelmente, tais efeitos ocorrem porque os contribuintes com rendas muito altas โ€œvivemโ€ de dividendos, sem qualquer tributaรงรฃo. Ou seja, tributar esse pรบblico de alta renda pode fazer a balanรงa ficar mais equilibrada. Adicional a isso, fala-se muito na regulamentaรงรฃo do IGF (imposto sobre grandes fortunas). Esse imposto voltou aos holofotes ultimamente e estรก em discussรฃo no STF.

A atualizaรงรฃo da tabela de Imposto de Renda e a possibilidade de atualizaรงรฃo dos imรณveis para as pessoas fรญsicas sรฃo pontos positivos dessa proposta, buscando maior equidade tributรกria em nosso paรญs. Mas outros temas parecem um verdadeiro pacote de โ€œmaldadesโ€, principalmente para as empresas e seus sรณcios. A reduรงรฃo da alรญquota de Imposto de Renda para as pessoas jurรญdicas em cinco pontos percentuais nรฃo serรก suficiente e vai gerar aumento de carga tributรกria para as organizaรงรตes.

Simulaรงรตes demonstram aumento de mais de nove pontos percentuais para organizaรงรตes que distribuรญrem totalmente seus lucros. Por outro lado, uma vez que parte dos lucros sejam reinvestidos na empresa haveria reduรงรฃo da carga tributรกria. Diante das polรชmicas, o caminho de reforma parece estar longe, mas jรก รฉ um primeiro passo. A proposta passarรก por vรกrias discussรตes no Congresso. A aposta รฉ que, no final das contas, prevaleรงa o bom senso โ€“ e que nรฃo haja aumento de carga tributรกria, mais uma vezโ€ฆ

*Marco Aurรฉlio Pitta, gerente de controladoria e contabilidade do Grupo Positivo e coordenador de programas de MBA nas รกreas Tributรกria, Contabilidade e Controladoria da Universidade Positivo.

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