Ensino e pandemia

ย Por Wanda Camargo*

Os estudantes dividem-se, grosso modo, entre os privilegiados que possuem acesso pleno a vรกrias modalidades de adquirir conhecimento, como escolas com excelente infraestrutura, viagens, cursos extras de idiomas ou mรบsica, equipamentos e programas de informรกtica, e aqueles de menor poder aquisitivo, que estudam em escolas com poucos computadores, conexรฃo de mรก qualidade ร  internet, bibliotecas precรกrias (quando existem), falta de laboratรณrios para suas vรกrias disciplinas, e que muitas vezes nรฃo dispรตem sequer de um aparelho celular, ou o dividem com irmรฃos e ocasionalmente os prรณprios pais.

Desde a implementaรงรฃo da Constituiรงรฃo Federal de 1988, a reponsabilidade de oferecimento da educaรงรฃo cabe ร  Uniรฃo, aos estados e aos municรญpios, com isso o impacto sobre as entidades mais prรณximas a estudantes e professores cresceu, e a responsabilidade pela implementaรงรฃo das polรญticas pรบblicas, como mecanismos de redistribuiรงรฃo de recursos, como o FUNDEF (Fundo de Manutenรงรฃo e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), FUNDEB (Fundo de Manutenรงรฃo e Desenvolvimento da Educaรงรฃo Bรกsica e de Valorizaรงรฃo dos Profissionais da Educaรงรฃo), e muitos outros passaram a ter importรขncia maior e mais visรญvel para todos.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento relevante, sofre alguns ataques ideolรณgicos, por parte de pessoas que na verdade pouco entendem de educaรงรฃo; porรฉm bem coordenada pode gerar melhorias significativas, dado que o acesso ร  educaรงรฃo bรกsica no paรญs foi ampliado nos รบltimos anos, atingindo quase a universalidade da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental, embora repetรชncia, distorรงรตes de idade e a melhoria da qualidade ainda estejam longe de serem atingidas. A colocaรงรฃo da pandemia dentro de uma discussรฃo puramente ideolรณgica, em que negacionistas, malucos, educadores mais inclinados a esta ou aquela visรฃo de mundo colocou o sistema escolar dentro de uma guerra de versรตes e narrativas em que a comunidade pouco lucrou e, ao contrรกrio, muitas vezes nรฃo sabia o rumo a tomar.

No sรฉculo XVIII, como consequรชncia tardia do Renascimento e das Reformas protestantes, surgiu o Iluminismo, movimento intelectual e filosรณfico que preconizava a prevalรชncia da ciรชncia e da racionalidade sobre o dogmatismo religioso e sua justificaรงรฃo de sistemas polรญticos centralizadores. Nos sรฉculos XIX e XX desenvolveu-se o reinado da ciรชncia, tecnologia e o florescimento da racionalidade, a separaรงรฃo entre Estado e Igreja, a compreensรฃo por meio da lรณgica, que parecia conduzir a um mundo mais estรกvel e ordenado. No entanto, neste momento Estados e religiรตes tentem voltar a misturar-se perigosamente, com a religiรฃo deixando o espaรงo รญntimo em que tem sua razรฃo de ser – ao contribuir para o bem-estar e um sistema รฉtico de estar no mundo -, e esteja novamente querendo inserir-se no sistema polรญtico e educativo, pretendendo ser a melhor pedagogia sem o conhecimento real da รกrea e suas necessidades. Em funรงรฃo disso, preconiza-se o ensino domรฉstico, necessรกrio em alguns casos de doenรงas ou instituiรงรตes escolares muito distantes, mas nรฃo recomendรกvel sempre, jรก que conviver entre iguais รฉ relevante no processo de aprendizagem, e nem todos os pais tem vocaรงรฃo para o magistรฉrio.

Militarizar escolas รฉ outro erro comum, que certamente levarรก a um mal resultado, como jรก estamos assistindo em casos de confusรฃo entre disciplina e subserviรชncia, pois nem todos os militares estรฃo preparados para ser professor, ensinar obediรชncia nรฃo รฉ o mesmo que desenvolver criatividade e inovaรงรฃo.

A verdade รฉ que equipar escolas com o necessรกrio para um bom ensino seria mais barato e eficiente que inventar a pรณlvora a cada ideia โ€œluminosaโ€ de pessoas totalmente desconhecedoras do processo de ensino-aprendizagem podem ter a cada semana. Educadores sรฃo necessรกrios, metodologias de ensino sรฃo aperfeiรงoadas constantemente, e nada como uma escola de qualidade para o desenvolvimento de um paรญs. Bom ensino depende de bons professores, mas tambรฉm de investimentos, dois fatores essenciais.

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Wanda Camargo โ€“ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ€“ UniBrasil.

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