Mudança comportamental, nudges e AI – o que isso impacta na educação?

Você já recebeu um nudge hoje? Provavelmente, sim.

Um nudge é uma espécie de empurrãozinho sutil que pode ajudar o indivíduo a tomar a melhor decisão, ao tornar a escolha preferencial mais atraente.  Ele é capaz de alterar o comportamento das pessoas sem proibir ações. Sabe aquelas mensagens de texto lembrando que há oportunidades de estudos para um determinado teste? Nudge. Sugestões de filmes, livros e artigos que aparecem só pra você? Nudge.

A teoria desenvolvida pelo renomado economista comportamental Richard Thaler em 2008, que lhe garantiu o Prêmio Nobel em 2017, logo ganhou seguidores nos campos da política, economia e desenvolvimento. Na educação, não poderia ser diferente, e este é o tema da próxima edição do Talking Business. No dia 18 de novembro (15 horas/BR; 1pm/EST), o webinar promovido mensalmente pelo Global Hub em parceria com a escola superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN) e escola Politécnica (ESPU) do Centro Universitário Internacional UNINTER, vai falar sobre Mudança Comportamental, Nudges e Inteligência Artificial.

Para responder perguntas como “O que é um nudge e como pode impactar sua formação e seu bolso?”, e mostrar como os nudges são importantes na educação, o Talking Business reuniu um time de profissionais especialistas no assunto. A professora de Educação e Relações Internacionais Susanna Loeb, Diretora do Instituto Annenberg da Universidade de Brown; o professor Guilherme Lichand, Co-fundador e presidente do conselho da Movva, empresa que impulsiona nudgebots para melhorar os resultados de aprendizagem entre alunos de baixa renda na América Latina e na África Subsaariana; e o professor Jeferson Ferro do Centro Universitário Internacional Uninter. A mediação do webinar fica por conta do vice-presidente do Uninter Global Hub Jason Dyett.

Susanna Loeb estuda o uso de nudges como intervenção de baixo custo para ajudar na educação e saúde das crianças. “Há tantas desigualdades já existentes quando eles entram na pré-escola. Estudamos o uso de mensagens de texto a seus pais e cuidadores para criar um ambiente de apoio ao desenvolvimento socioemocional. Usar os nudges com sucesso requer pensar muito na sua frequência e no seu conteúdo. Se não, pode haver um excesso de informação que leva à desistência”, explica.

Os nudges podem ajudar na educação superior também. Segundo Guilherme Lichand, as mensagens customizadas enviadas duas vezes por semana pelo EduQ+ podem aumentar o tempo de estudo em até 20%. “O sucesso requer foco no comportamento individual e no uso adequado da inteligência artificial e em novas tecnologias”, ressalta o co-fundador da Movva.

Jeferson Ferro acredita que a sobrecarga de informações se tornou um dos grandes problemas da atualidade, com impactos diretos sobre os processos de ensino e aprendizagem. Por isso, mais do que nunca, estudantes precisam de orientação sobre os melhores caminhos e estratégias para encontrar as informações relevantes e assim alcançar seus objetivos. “Neste sentido, os nudges podem se destacar como ferramentas úteis para evitar o desperdício de atenção, um recurso que nos parece cada dia mais escasso”, alerta o professor da Uninter.

No Brasil, estudantes que concluem o ensino superior ganham entre 120% e 140% a mais do que os que não concluem, revela estudo recente do Insper. Mas, infelizmente, as taxas de evasão atuais estão entre 40% e 90% em diversas áreas — como direito, engenharia e matemática. Segundo o vice-presidente do Uninter Global Hub, Jason Dyett, “intervenções pequenas e estratégicas destinadas a ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem podem trazer excelentes resultados em grande escala”.

O poder dos nudges foi comprovado em um experimento realizado pela Universidade Cornell em 2013, que demonstrou que o consumo de maçãs nas escolas secundárias pode aumentar em 71% se a cafeteria oferecer maçãs pré-fatiadas em vez de inteiras. Bastou as escolas disponibilizarem a fruta já cortada, para que essa se tornasse a opção mais atraente.

Ajudar as pessoas a tomar a melhor decisão sem restringir sua liberdade de escolha é uma ferramenta poderosa e positiva. O uso da tecnologia e dados para sugerir uma personalização de estímulos é inevitável neste processo. Tudo isso será discutido no próximo Talking Business, que irá demonstrar ainda como os nudges podem ter um impacto excepcional na educação e no bolso!

 

EVENTO:         TALKING BUSINESS – WEBINAR AO VIVO E INTERATIVO

TEMA:              MUDANÇA COMPORTAMENTAL, NUDGES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONVIDADOS: JEFERSON FERRO, SUSANNA LOEB, GUILHERME LICHAND

MEDIADOR:    JASON DYETT

QUANDO:        18 DE NOVEMBRO ÀS 15 HORAS (BR) 1PM (EST)

ONDE:             YOUTUBE UNINTER BRASIL, GLOBAL HUB – INSCRIÇÕES AQUI

Destaque da Semana

Feriadão com evento em dose dupla na Bodebrown

Para celebrar o feriadão com muita cerveja artesanal, rock...

Diabéticos têm até quatro vezes mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Entre as condições mais comuns estão infarto, acidente vascular...

Ernani Buchmann, ícone do jornalismo, reflete sobre sua carreira no Solar do Rosário

O encontro “Aventuras na corte europeia de um jornalista...

Dóffee Donuts inaugura loja no Catuaí Maringá

Franquia da capital do Estado amplia atendimento com inauguração...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor