Com 81% das obras concluídas, Ponte da Integração deve ficar pronta no 3º trimestre

A previsão é do consórcio responsável pela obra, que recebeu a visita do diretor-geral brasileiro da Itaipu, almirante Anatalicio Risden Junior, nesta segunda-feira (7).

Com 81% das obras concluídas, Ponte da Integração deve ficar pronta no 3º trimestreA construção da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que vai ligar Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco (PY), já atingiu 81% de execução. A obra deve ficar pronta no 3º trimestre. As informações são do consórcio Ponte Foz, responsável pela obra, que recebeu a visita do diretor-geral brasileiro da Itaipu, almirante Anatalicio Risden Junior, na manhã desta segunda-feira (7). A obra é uma iniciativa do governo federal, com recursos da margem brasileira da Itaipu (R$ 323,7 milhões) e gestão do governo estadual.

Esta foi a primeira visita de Risden ao canteiro como diretor-geral brasileiro da binacional. Também integraram a comitiva o diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, assessores e outros profissionais da Itaipu. Eles foram recebidos pelo engenheiro Osman Bove, gerente de contrato do consórcio Ponte Foz, formado pelas empresas Construbase, Cidade e Paulitec, que falou sobre o andamento da obra.

“A gente procura sempre estar presente, para cobrar os prazos e garantir que esteja coerente com o que nós planejamos”, afirmou o almirante Risden. Ele foi informado sobre os primeiros desafios, como as questões alfandegárias e de movimentação de equipamentos, que atrasaram o início das obras no lado paraguaio. “Depois de resolvidas essas questões iniciais, nós conseguimos dar sequência e os prazos que eles estão colocando para 3º trimestre são extremamente factíveis”, concluiu.

A nova ponte internacional terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América do Sul. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Até agora já foram investidos na obra, pela Itaipu, aproximadamente R$ 184 milhões.

De acordo com Osman Bose, o trabalho está seguindo em boa velocidade, com a colocação da 10ª aduela do lado brasileiro, e a 7ª do lado paraguaio – no total, são 18 aduelas de cada lado, além de uma aduela de fechamento, unindo os dois lados.

Pacote de obras

A Ponte da Integração Brasil-Paraguai faz parte de um pacote de investimentos da margem brasileira da Itaipu na região Oeste do Paraná, que soma mais de R$ 2,6 bilhões. São R$ 1 bilhão nas obras de modernização do sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão de Furnas e R$ 1,6 bilhão em infraestrutura, como a Perimetral Leste; a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel e de um trecho da BR-277; e a modernização e ampliação da pista do Aeroporto Internacional das Cataratas, entre outras. Esses investimentos permitiram a criação de mais de 2.500 postos de trabalho.

Destaque da Semana

Curitiba se consolida como destino de Natal popular entre agências de turismo

Com as festas de fim de ano se aproximando,...

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce MeuNominho acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis....

Ernani Buchmann, ícone do jornalismo, reflete sobre sua carreira no Solar do Rosário

O encontro “Aventuras na corte europeia de um jornalista...

Otorrinolaringologia recomenda 7 cuidados para prevenir perda auditiva

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Surdez,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor