2020 e 2021 foram anos em que as compras online dispararam. Com essa expansão de pedidos online, as devoluções de itens também aumentaram. Uma pesquisa da Ebit|Nielsen mostrou que cerca de 30% das compras online são devolvidas ou trocadas – por isso, 2022 é um excelente ano para colocar tudo em ordem e o backoffice bem estruturado pode dar agilidade a esse trâmite já esperado.
Quanto mais itens são devolvidos, maiores são os custos para processá-los, o que pode afetar significativamente o resultado dos negócios se eles não estiverem preparados:
“As empresas precisam considerar algumas estratégias de retorno personalizadas, onde seus esquemas sejam mais eficientes no momento da operação e assim reduzam os custos de distribuição e armazenamento e a terceirização pode ser a chave nesta equação” explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.
Backoffice para desafogar a logística de troca e devoluções
O reconhecimento que um cliente dá a uma empresa é muito eficaz na obtenção de uma vantagem competitiva e provas sociais online. É importante considerar que o cliente de hoje não só compra o serviço ou produto físico, mas também qualifica que a empresa está presente na etapa pós-compra:
“É um detalhe que as empresas devem considerar. Seus processos de logística para pedidos online precisam contemplar devoluções de produtos com defeitos ou envios incorretos encontrando uma forma para otimizar todas as despesas subjacentes e melhorar a experiência de compra. A imagem não pode ser prejudicada por estas falhas e a resolução precisa ser a mais eficiente possível”explica Pádua.
Backoffice terceirizado pode ajudar
Não é possível parar toda a logística original e nem separar colaboradores que já estão em operação para cuidar destas devoluções – é, agora, que a terceirização entra em ação. São profissionais que trarão agilidade no processo de recebimento dos produtos devolvidos, facilitando o retorno e sincronizando o processo com todas as áreas, sem atrapalhar outros setores operacionais:
“A terceirização vai criar processos claros sobre os serviços de devolução, trazendo uma vantagem competitiva através de retornos confiáveis e respostas imediatas que se traduzam em fidelização e satisfação do cliente”.