Nas lojas do futuro, todas as etapas da jornada de compra estarรฃo, literalmente, nas mรฃos dos vendedores
O lanรงamento da funcionalidade โTap to Payโ, ou โtoque para pagarโ, anunciada no รบltimo mรชs pela Apple, chamou atenรงรฃo para o papel que a mobilidade deverรก ocupar no futuro do varejo โ afinal, a big tech รฉ conhecida por ditar tendรชncias. A ideia da novidade รฉ a transformaรงรฃo do celular em uma espรฉcie de maquininha de cartรฃo, capaz de aceitar pagamentos com carteiras digitais e cartรตes de crรฉdito e dรฉbito contactless (por aproximaรงรฃo). Sem necessidade de um hardware ou terminal de pagamento adicional, o celular se torna o novo caixa dos vendedores: um primeiro passo para colocar o dispositivo em uma funรงรฃo de destaque no processo de venda.
โPor um lado, essa possibilidade vem para facilitar a vida dos empreendedores do varejo. Por outro, traz mais conveniรชncia e comodidade para o cliente, que, no momento do pagamento, simplesmente vai segurar seu celular ou cartรฃo prรณximo ao iPhone do vendedor para realizar a transaรงรฃo, concluรญda automaticamente atravรฉs da tecnologia NFC, de pagamento por aproximaรงรฃoโ, explica Joรฃo Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile, startup que desenvolve um sistema completo de tecnologia para vendas fรญsicas e digitais, com soluรงรตes que otimizam e unificam a jornada de compra.
Apesar da novidade da Apple ainda estar disponรญvel somente nos Estados Unidos, ela representa o inรญcio de uma revoluรงรฃo nos meios de pagamento, que estรฃo cada vez mais digitais. Uma pesquisa feita no inรญcio da pandemia pelo Capterra, empresa do grupo Gartner, mostra que houve um crescimento de 32% no volume de pagamentos feitos por dispositivos mรณveis no Brasil na รฉpoca. Jรก em um estudo recente da Visa, mais da metade dos consumidores apontaram que esperam ser cashless nos prรณximos 10 anos.
No entanto, segundo o especialista da Eyemobile, essa mudanรงa vai muito alรฉm de facilitar o pagamento, tendo um papel em toda a jornada do consumidor. โEm pesquisa da Opinion Box sobre experiรชncia do consumidor, o atendimento lento e as filas nos caixas aparecem entre os principais fatores apontados como negativos pelos consumidores. Mas e se fosse possรญvel fazer o checkout em qualquer lugar da loja com um simples smartphone? Isso nรฃo apenas evitaria a frustraรงรฃo e a perda de vendas em filas, como tambรฉm criaria uma experiรชncia muito mais conveniente e flexรญvel para o clienteโ, defende Pompeo.
Coincidentemente ou nรฃo, as unidades da Apple Store nos EUA jรก contavam com um sistema de atendimento e checkout mรณvel hรก anos. Os membros da equipe andam pelas lojas com um dispositivo portรกtil com software embarcado capaz de registrar o pagamento e emitir a nota fiscal โ que pode, inclusive, ser enviada via e-mail para eliminar o uso do papel.
No Brasil, esse formato tambรฉm jรก existe e รฉ chamado de โApple-Likeโ, ou experiรชncia Apple de vendas, em referรชncia ao exemplo americano. Porรฉm, apesar da criaรงรฃo relacionada ร gigante multinacional, o modelo pode ser aplicado em qualquer empreendimento do varejo, independente do porte ou do segmento. E, com novidades como a โTap to Payโ chegando ao mercado, deverรก se tornar ainda mais fรกcil e popular.
Novas experiรชncias para o consumidor
Fora o momento do checkout em si, a ideia de substituir um caixa fรญsico por um dispositivo mรณvel traz a possibilidade de se entregar novas experiรชncias e funcionalidades.
โOs funcionรกrios ficam mais livres para se concentrar nas necessidades de cada cliente, fazendo um acompanhamento do ciclo completo de atendimento, desde a chegada na loja atรฉ a efetivaรงรฃo da compraโ, aponta o CEO da Eyemobile.
A ideia, de certa forma, permite mesclar as vantagens das compras online com o atendimento humanizado e personalizado que sรณ รฉ possรญvel presencialmente. Hoje, com o apoio das tecnologias de PDV mรณvel, os atendentes jรก conseguem consultar informaรงรตes de produtos, gerir estoque, cadastrar clientes, fazer ofertas e recomendaรงรตes individuais e administrar programas de recompensas na palma de suas mรฃos.
Para Joรฃo Gustavo Pompeo, essa รฉ uma tendรชncia sem volta. โEm breve, essas tecnologias capazes de incrementar a experiรชncia de compra poderรฃo ficar ainda mais acessรญveis atravรฉs dos smartphones. Os varejistas que nรฃo adotarem tecnologias de mobilidade como uma oportunidade para oferecer a melhor jornada possรญvel aos clientes tendem a perder vendas e competitividade no mercadoโ, reforรงa.