Cinco dica de marketing para o varejo em 2023

Pesquisa aponta que o varejo deve crescer e seguir acompanhado de tendรชncias em inovaรงรฃo e experiรชncia do cliente

O varejo brasileiro deve ter um crescimento nominal de 4,7 a 6,4% nos primeiros meses do ano, รฉ o que aponta os dados do รndice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). Este crescimento de demanda tambรฉm deve vir acompanhado de muita mudanรงa, principalmente, com relaรงรฃo ร s expectativas dos consumidores, que buscam cada vez mais inovaรงรฃo em suas jornadas de compras.

Para o especialista em marketing e estratรฉgia de negรณcios, Frederico Burlamaqui, รฉ importante que os varejistas estejam atentos ร s novas demandas que estรฃo surgindo, assim como devem conhecer as principais tendรชncias na sua รกrea, para ter ainda mais oportunidade e nรฃo perder territรณrio em 2023. โ€œVivemos um movimento de transformaรงรตes intensas, onde o acesso ร s novidades รฉ constante e estรก na palma da mรฃo de todos. Mas nรฃo รฉ apenas a tecnologia em si o grande motor de tudo e sim o comportamento do consumidor, pois รฉ ele que dita o ritmo de todas as mudanรงas desejadas. Essa รฉ a verdadeira transformaรงรฃo digital, pois ela aproxima consumidores das marcasโ€, conta.

Frederico conta que falar em varejo รฉ falar em consumidor, pois ele deve ser a figura centralย  de todas as estratรฉgias da empresa. โ€œHoje o nosso consumidor รฉ alguรฉm que saiu de uma pandemia e que tem uma visรฃo apurada sobre diversas questรตes como inovaรงรฃo, sustentabilidade e causas sociais, portanto รฉ fundamental que os varejistas pensem nesses aspectos e apliquem boas prรกticas em seus negรณcios. Estratรฉgias de comunicaรงรฃo e marketing tambรฉm devem ser repensadas e adequadas ร  nova realidade de consumoโ€, explica Frederico.

Tendรชncias de marketing para o varejo

No inรญcio de janeiro aconteceu o principal evento de varejo do mundo, o NFR 2023 Retailโ€™s Big Show, que reuniu os principais players do varejo para falar sobre tendรชncias para os prรณximos anos. โ€œA NFR 2023 รฉ a maior feira internacional de varejo do mundo e esse ano alguns tรณpicos chamaram a atenรงรฃo como comportamento do consumidor, ESG e marketing. Pontos importantes de serem compartilhados com todos os que querem fazer um varejo ainda melhorโ€.

Confira abaixo algumas tendรชncias que se destacaram no evento e que, segundo Frederico, devem ser pontos de atenรงรฃo aos varejistas:

Dados e experiรชncia do cliente

Um dos temas mais citados na feira como algo que deve ser usado para gerar ainda mais informaรงรตes sobre os clientes, a coleta de dados deve sempre visar a oferta da melhor experiรชncia de compra personalizada. Nesse panorama o consumidor continua no centro das atenรงรตes e segue como uma das maiores tendรชncias no varejo, uma vez que รฉ ele que tem o poder de decisรฃo sobre o quรช comprar e onde comprar.

Integraรงรฃo de ecossistemas

A uniรฃo de diferentes ecossistemas de gestรฃo, como os ERPs, deve ser foco de atenรงรฃo e aplicabilidade, uma vez que tem o potencial รบnico de cruzar informaรงรตes diversas, gerando insights e ainda mais informaรงรฃo sobre cada detalhe do negรณcio, desde o estoque atรฉ o perfil de seus clientes.

Loja fรญsica

O novo perfil de consumidor estรก em busca de cada vez mais experiรชncias personalizadas, algo que apenas as lojas fรญsicas conseguem fazer. Com isso os varejistas devem buscar formas de atrair seus clientes unindo o fรญsico com o digital num ambiente que facilita a jornada de compra, que pode contar com telas interativas, personalizaรงรฃo de produtos e atendimento low-touch – que รฉ aquele contato mais automatizado, quase sem contato humano,ย  feito para atender em larga escala.

Sustentabilidade e economia circular

O consumidor estรก cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e comprando de empresas que tenham uma visรฃo muito clara em seus negรณcios, principalmente com relaรงรฃo a oferta de produtos sem obsolescรชncia programada e que durem mais. A economia circular tambรฉm entra com forte apelo, inclusive lojas jรก estรฃo investindo em oferecer sacolas reutilizรกveis, pontos de coleta, materiais reciclรกveis e revendo prรกticas que possam diminuir o impacto das atividades no meio ambiente.

Compras e vendas pelas redes sociais

Uma das maiores tendรชncias no varejo para 2023 sรฃo as compras feitas diretamente pelas redes sociais. Para ganhar relevรขncia neste mercado, os varejistas devem contar com estratรฉgias de conteรบdo e marketing digital, algo jรก realizado a algum tempo, mas precisam ir alรฉm, pois o diferencial hoje estรก mais relacionado ร s ofertas, ร  forma de atingir o pรบblico comprador e em como ganhar visibilidade para a sua loja. Por exemplo, hoje hรก uma grande veiculaรงรฃo de lives que ao final dรฃo um cupom de desconto, outra forma รฉ anunciar constantemente promoรงรตes e novidades da sua loja, deixando o link para o e-commerce na bio do perfil. Aqui a divulgaรงรฃo do link da loja รฉ fundamental e deve contar com estratรฉgia prรณpria como postes nos stories, reels ou tiktok.

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