Ponta Grossa tem mais de 20% das empresas de gastronomia operando no prejuízo

Inflação afeta empreendedores do setor

Dados são preocupantes | Foto divulgação

Mensalmente, a Abrasel mede diversos índices do setor gastronômico, entre eles se as empresas estão trabalhando no prejuízo, se conseguiram reajustar o valor dos itens do cardápio com base na inflação e como está o endividamento.

Ponta Grossa, pela primeira vez, atingiu o número mínimo de empresas participantes para ter recorte na pesquisa nacional que aconteceu entre os dias 16 e 27 de fevereiro. “Fizemos um verdadeiro mutirão com nossos associados e empresários para conseguirmos esse recorte e saber a saúde da nossa gastronomia”, pontua o presidente da Abrasel Campos Gerais, Urubatan Sena.

Segundo a pesquisa, quase um quarto das empresas registraram prejuízo em janeiro, outros 29% trabalharam com estabilidade e 47% dos estabelecimentos tiveram lucro.

A pesquisa também mostrou que 33% dos empresários não conseguiram reajustar os preços baseados na inflação de 5,77% em 2022 e outros 33% só conseguiram ajustar com valores menores que o índice oficial. “Sabemos que precisamos corrigir nossos cardápios, mas é como um beco sem saída, pois podemos equilibrar o caixa, mas afastar os clientes, é uma situação delicada”, ressalta o presidente da Abrasel Campos Gerais.

Com essa dificuldade do setor as dívidas estão se acumulando e muitos empreendedores buscam alternativas, como empréstimos para manter os negócios. Segundo o recorte da cidade, 59% dos empresários do setor têm hoje dinheiro adquirido com os bancos e do total há 11% com inadimplência.

Mesmo em um cenário negativo, o setor contratou mais: 19% das empresas aumentaram o quadro de funcionários em janeiro, na comparação com dezembro. Do outro lado, 11% dos empresários dizem ter realizado demissões.

 

Confira os gráficos:

Destaque da Semana

Caçamba do Bem: sucesso no bazar e a expansão da cultura de reuso

O bazar Caçamba do Bem mais uma vez mostrou...

Rede Bristol amplia atuação em novas praças e gera empregos

Reestruturação na rede da equipe de vendas foi ponto...

Studio Kohler Curitiba celebra 1 ano com inovação e compromisso sustentável

Curitiba foi a capital escolhida para receber a primeira...

Retorno ao presencial impulsiona cesta de higiene e beleza no 2º trimestre de 2024

Estudo da Kantar aponta que categoria de maquiagem é...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor