* Maria Carolina Avis
Os podcasts caíram no gosto dos brasileiros. É o que mostra o relatório Data Reportal 2023 – o Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, que escutam podcast toda semana. Estima-se que as pessoas do mundo todo passem em média 1 hora por dia ouvindo podcasts. Segundo estimativas da eMarketer, a expectativa é que até 2024, ¼ da população mundial já tenha aderido aos podcasts.
Pegando carona na tendência de consumo de conteúdo em vídeos, surgem também os videocasts, que são as transmissões ao vivo dos podcasts sendo criados. Eles têm uma característica em comum: geralmente mais de dois participantes, usando fones de ouvido, microfones em cima de uma grande mesa e um cenário milimetricamente produzido. E a tendência foi além, pois surgiram os cortes desses vídeos longos. Basta abrir o YouTube, o TikTok ou o Instagram que, com certeza, você verá muito conteúdo no formato de cortes de podcasts. E atualmente é um dos formatos que dá mais resultado, pensando em marketing de conteúdo em redes sociais digitais.
Uma pesquisa da Hubspot (Social Media Trends 2023) mostra que os vídeos curtos são um sucesso, visto que é o formato que os profissionais de social media mais planejam investir. Enquanto os vídeos curtos são mencionados por 33% dos profissionais, os podcasts também entram na pesquisa, com 7% de participação. Isso deixa claro que as pessoas gostam de conteúdos longos, mas transformá-lo em vários recortes menores, mais rápidos de serem consumidos, é uma boa forma de criar (e reciclar) conteúdo.
Diversos são os objetivos para que um podcast seja criado. No caso do Midiatize, podcast e videocast de 6 cursos de graduação EaD, o principal objetivo é informar, criando conteúdo em um formato mais leve e divertido do que as aulas. Além disso, é possível levar a sala de aula para plataformas que são abertas, fazendo com que pessoas do mundo todo possam participar dos debates. Um grande desafio dos professores é justamente conseguir ter proximidade com os alunos, e com o podcast ao vivo e, posteriormente, com os cortes dos vídeos, isso é alcançado. Este podcast, que fala sobre marketing, marketing digital, gestão de mídias sociais, comunicação institucional, jornalismo e publicidade e propaganda, além de reunir professores que são especialistas, mestres e doutores nos assuntos, traz também convidados.
É importante que, no momento da criação de um podcast, o criador defina um objetivo de marketing a ser alcançado, para conseguir definir uma métrica principal a ser alcançada. Existem canais que querem mais inscritos, mais retenção (mais tempo de visualização por usuário), mais engajamento e diversas outras métricas. A principal dica é para que o criador tenha foco, para que consiga desenhar todas as estratégias de marketing em torno deste principal objetivo. Caso o podcast seja também em vídeo, vale pensar em falas de até 1 minuto para que tenha a característica dos cortes para outras redes sociais.
Além disso, o usuário espera que o conteúdo seja relevante. Só assim o criador garantirá que terá audiência do início ao fim, ou que o espectador queira ver mais conteúdo daquele canal. Então tenha como prioridade entender que tipo de assunto a sua audiência gosta de consumir e teste sempre. Ter conhecimentos mínimos em marketing pode ajudar, já que não basta fazer divulgação e propaganda. Estimule o relacionamento.
*Maria Carolina Avis é profissional de marketing e professora dos cursos de marketing do Centro Universitário Internacional Uninter.