Primeira mulher a ter bolsa para estudar na Europa tem acervo catalogado em projeto

primeira mulher a ter bolsa para estudar na Europa tem acervo catalogado em projeto
Bianca Bianchi, radicada em Curitiba, nasceu em 1904 e foi a primeira mulher a conseguir bolsa do governo do Paranรก para fazer seus estudos em mรบsica na Itรกlia. Sua organizaรงรฃo ao longo da vida rende hoje um material de pesquisa de valor inestimรกvel
Um acervo de valor inestimรกvel para o mundo das artes estรก ร  disposiรงรฃo aos amantes da mรบsica clรกssica e pesquisadores da รกrea. O projeto โ€œInventรกrio e catรกlogo digital: O Resgate de uma Histรณriaโ€ organizou documentos oficiais, partituras, fotografias, programas de concertos, cartas e objetos pessoais que pertenceram a Bianca Bianchi (1904-2002). A violinista e professora paulistana, radicada em Curitiba, รฉ conhecida por ter sido uma pessoa ร  frente de seu tempo. Ela foi a primeira mulher a receber uma bolsa de estudos do governo paranaense para se aprimorar como artista e pesquisadora na Itรกlia.

O projeto que possibilitou a organizaรงรฃo desse acervo foi aprovado pela Fundaรงรฃo Municipal de Curitiba, por meio do Edital de Mecenato Subsidiado, e tem incentivo do EBANX. A iniciativa conta com o apoio da Fundaรงรฃo Bianca Bianchi, criada a pedido da prรณpria artista em seu testamento (ela faleceu em 2002). Bianca sempre foi uma pessoa disciplinada ao longo de sua vida e, por conta disso, agora foi possรญvel categorizar e digitalizar uma sรฉrie de elementos que recontam sua trajetรณria. Alรฉm dos documentos relacionados diretamente ร  mรบsica e os seus estudos, hรก uma vasta coleรงรฃo de cartรตes postais, testemunhando uma das particularidades da artista: seu gosto pelas viagens.

A Fundaรงรฃo, que possui sua sede localizada no centro histรณrico de Curitiba, recebeu os mรณveis e objetos da artista, incluindo violinos e obras de arte. ร‰ este material, somado aos programas do Trio Paranaense, as fotos da artista de sua vida e de artistas que conheceu (muitas autografadas) que compรตem a riqueza do acervo de Bianca Bianchi. Para o projeto em questรฃo, foram contemplados mais de 3 mil documentos que foram digitalizados e estarรฃo disponรญveis por meio da plataforma arquive.org. Tambรฉm faz parte do projeto a construรงรฃo de um site, que disponibilizarรก todo conteรบdo para o pรบblico em geral.

Roseli Boschilia, doutora e mestre em Histรณria do Brasil pela Universidade Federal do Paranรก (UFPR), descreve que Bianca era uma pessoa extremamente organizada e preocupada em manter o controle dos seus bens e de suas finanรงas. Ao mesmo tempo, รฉ intrigante que sua trajetรณria guarde alguns enigmas. A comeรงar pela sua idade, jรก que a documentaรงรฃo oficial aponta o ano de nascimento como sendo 1907, porรฉm, ela dizia ter nascido em 1904 (ano que, ao que tudo indica, รฉ o correto).

Outro aspecto que intriga quem se debruรงa sobre sua biografia รฉ o fato de ela dizer categoricamente em vida que nunca tinha sido casada – embora apareรงam evidรชncias de relacionamentos afetivos e atรฉ mesmo um casamento, que ela nunca mencionou. โ€œNas cinco autobiografias escritas em diferentes momentos da sua vida, ela sempre se coloca como uma mulher, que embora tenha sido muito cortejada, preferiu abrir mรฃo do casamento e dos filhos, para se dedicar exclusivamente ร  profissรฃoโ€, compartilha Roseli.

Paulistana radicada em Curitiba

Bianca nasceu em Sรฃo Paulo, em 1904, como filha de imigrantes italianos. Em 1910, os pais se mudaram para o Paranรก. Primeiro, para Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Inclusive, foi em terras pontagrossenses que ela comeรงou seus estudos, chegou atรฉ mesmo a fazer a Primeira Comunhรฃo no municรญpio. Foi apenas em 1914, atraรญda pela farta oferta de trabalho graรงas ao fortalecimento da economia com a erva-mate, que a famรญlia resolveu se radicar em Curitiba.

A relaรงรฃo com o violino comeรงou cedo, mas se intensificou depois que perdeu sua irmรฃ precocemente, vรญtima de uma apendicite aguda. Nessa fase, se apegou ao instrumento como uma forma de amenizar o sofrimento da mรฃe e homenagear a memรณria da irmรฃ. Chama a atenรงรฃo o fato de que mesmo tendo crescido em uma sociedade patriarcal, tรญpica do inรญcio do sรฉculo XX, apรณs a conclusรฃo do curso ginasial, Bianca, sempre incentivada pela mรฃe, decidiu seguir a carreira profissional como musicista.

Estudou no Conservatรณrio de Mรบsica do Paranรก e viveu intensamente a vida social das rodas culturais da alta sociedade curitibana. Mesmo com a Primeira Guerra Mundial em curso e com a pandemia da gripe espanhola, a pesquisadora Roseli Boschilia relata que Biancha participava de todos os concertos e eventos teatrais e exposiรงรตes que ocorriam em Curitiba, sempre acompanhado do seu violino. โ€œPor essa razรฃo, ela destaca em uma de suas entrevistas, que era considerada um verdadeiro โ€˜arroz de festaโ€™โ€, comenta.

Bianca tinha o sonho de estudar na Europa. Nenhuma mulher, atรฉ entรฃo, tinha conseguido uma bolsa de estudos, somente homens tinham recebido financiamento do governo estadual para ir ao Velho Mundo. Mesmo assim, a violinista se candidatou a uma vaga e conseguiu. Pelos costumes da รฉpoca, para poder estudar, ela teve que viajar junto com a mรฃe durante todo o tempo em que ficou fora do Brasil. As duas viveram no perรญodo dos estudos nas cidades de Roma, Lucca e Belgrano.

Quando voltou da Itรกlia, em 1931, passou a se dedicar ao ensino de violino a alunos e a um projeto de formaรงรฃo de pรบblico para a mรบsica clรกssica – assim como tinha visto acontecer na Europa. โ€œUma das estratรฉgias para atingir este objetivo, segundo ela, era a formaรงรฃo de um grupo de โ€œMรบsica de Cรขmaraโ€, que consiste na formaรงรฃo de um grupo instrumental limitado a poucos executantesโ€, compartilha a Roseli.

Para a concretizaรงรฃo deste projeto, Bianca contou com a colaboraรงรฃo de duas amigas, a violoncelista Charlotte Frank e a pianista Renรฉe Devrainne Frank. As trรชs integrantes decidiram, poucos meses apรณs o retorno de Bianca a Curitiba, formar o Trio Paranaense, que se manteve em atividade atรฉ 1968. Nesse contexto, Bianca usou toda sua veia empreendedora ao longo da trajetรณria artรญstica para criar condiรงรตes de viabilidade econรดmica para as apresentaรงรตes.

Desde que retornou da Itรกlia, atรฉ a sua aposentadoria, em 1972, ela procurou conciliar as atividades artรญsticas com as funรงรตes de docรชncia, alรฉm de continuar atuando em vรกrios movimentos de mobilizaรงรฃo da sociedade local que tinham como principal objetivo fomentar a criaรงรฃo de sociedades promotoras de atividades culturais.

Depois de sua aposentadoria, passou a lecionar violino por meio do Mรฉtodo Suzuki, junto ร  Associaรงรฃo da Educaรงรฃo do Talento Musical do Paranรก, com quem permaneceu atรฉ o final de sua vida.

Concerto de lanรงamento

Alรฉm da organizaรงรฃo do acervo, uma das aรงรตes frutos do projeto โ€œInventรกrio e catรกlogo digital: O Resgate de uma Histรณriaโ€ รฉ um concerto de lanรงamento. O evento acontece no dia 09 de abril, ร s 18 horas, no Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2775 – Piso 2). O espetรกculo tem o nome โ€œDuo Divasโ€ e terรก no palco Carolina Kliemann (violino) e Maria Luisa Cameron (violoncelo). No mesmo dia, ocorre tambรฉm um bate-papo com a historiadora Roseli Boschilha e com o violinista, e proponente do projeto, Frederico Paegle.

Serviรงo:
Fundaรงรฃo Bianca Bianchi

Endereรงo: Rua Almirante Barroso, 14 – Sรฃo Francisco | Curitiba-PR
Instagram: @fundacaobiancabianchi

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