Técnicas de inteligência artificial possibilitam prever as condições oceânicas e agregam segurança à navegação
A tecnologia desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) para simulações navais em tanques de provas e análise de dados numéricos para a garantia da segurança e boas condições de navegabilidade será apresentada na edição desde ano do congresso Portos & Costas Brasil pelos especialistas Eduardo Aoun Tannuri e Marcelo Ramos Martins. Os experts trazem para o evento, além de uma análise, a abordagem integrada sobre riscos e simulações de manobras em tempo real. A apresentação integra a temática Navegação e Hidrovias.
As simulações são um procedimento adotado por comandantes e práticos de navios já há alguns anos em programas de capacitação e treinamento, contudo, até a primeira década do século XXI essas simulações eram feitas em centro de treinamentos fora do Brasil. No entanto, desde 2012 a USP conta com um centro de simulação tão ou até mais avançado que os demais espalhados pelo mundo a fora, além de outros centros de excelência espalhados pelo Brasil.
“Nosso centro hoje está consolidado e temos uma parceria com a Praticagem do Brasil para a realização dos estudos de simulação náutica e de viabilidade de acesso, treinamentos e análise de risco utilizando simuladores full mission, que contam com todos os equipamentos de um navio moderno”, destaca o professor Tannuri. Ele pontua que o Centro de Simulação de Manobras Navais da USP tem seis simuladores [de navios, rebocadores e comboios fluviais] e um banco de dados com informações referentes a todos os portos brasileiros. “Dados modelados e calibrados obtidos com auxílio da Praticagem e de total confiabilidade”, assegura o especialista.
Tannuri destaca ainda a importância do uso da inteligência artificial (AI) nos laboratórios e tanques de manobras, principalmente para previsões mais precisas de correntes, ondas e ventos, para melhorar os acessos dos navios aos portos e, ao mesmo tempo, garantir que os práticos e comandantes acessem os terminais em condições seguras. “Estamos pesquisando também novas rotas de navegação mais seguras, desenvolvimento de embarcações autônomas de patrulha [em parceria com engenheiros da Marinha do Brasil] e outros projetos envolvendo a utilização da AI, mas ainda em fase experimental.”
Com relação aos investimentos, Tannuri diz que não são baixos, mas destaca que a segurança que as simulações agregam às manobras compensam plenamente, pois os estudos trazem também toda uma análise de risco, integrando-as posteriormente às simulações.
Expertise
Eduardo Aoun Tannuri é professor titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP e coordenador do Centro de Simulações do Tanque de Provas Numérico (TPN-USP). Especialista em simulação e análise de sistemas DP e manobras. É graduado em Engenharia Mecânica – Automação e Sistemas, com doutorado, pós-doutorado e livre-docência, todas pela USP. Foi membro do Comitê de Manobras da International Towing Tank Conference (ITTC), bolsista de produtividade 1C do CNPq e possui 52 trabalhos publicados em periódicos de renome e 218 trabalhos apresentados em conferências, todos nas áreas de dinâmica e manobra de embarcações e controle de sistemas mecânicos. Desenvolveu ainda mais de 250 estudos envolvendo modelagem numérica e simulação, para diferentes portos e campos offshore brasileiros.
Marcelo Ramos Martins é pós-doutor pela University of Califórnia e na University of Maryland, doutor em Engenharia Naval e Oceânica, mestre em Engenharia Naval e Oceânica e é graduado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP. É professor associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), coordenador do Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH06) da Agência Nacional de Petróleo e Bio-combustíveis, membro do comitê científico do International Conference on Ocean, Offshore and Arctic Engineering da Ocean, Offshore & Arctic Engineering Division da ASME e sócio fundador e membro da Associação Brasileira de Riscos (ABRisco). Tem experiência em Análise Probabilística de Risco, Confiabilidade, Manutenção e Segurança; Projeto de Navios e Sistemas Oceânicos e Dinâmica de Sistemas. Como diretor e principal investigador do LABRISCO-USP tem coordenado trabalhos de pesquisa e desenvolvimento financiados tanto por agências de fomento (CAPES, CNPq, FINEP e FAPESP) quanto por empresas do setor industrial, entre elas Petrobras, Transpetro, Repsol e Vale.
O congresso
O Portos e Costas Brasil – 2023 está em sua segunda edição e acontece nos dias 22 e 23 de maio, no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú. É realizado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas e irá reunir em dois dias de congresso os principais nomes relacionados a engenharia e infraestrutura portuária e costeira, meio ambiente, transporte marítimo e hidroviário, portos e terminais, dragagens, marinas e cruzeiros.
Serviço: