Edna Gambôa Chimenes (*)
Neste período de férias escolares é sempre um momento de muito questionamento para os responsáveis, porque em boa parte desses dias, eles permanecem trabalhando e seguindo com as suas atividades cotidianas. Então, surge, a pergunta de todos: o que fazer?
O mais importante nesse processo é entender que não há estratégias ou receitas milagrosas. Sem desespero ou grandes cobranças! A organização da rotina das crianças durante as férias escolares depende da estrutura e disponibilidade familiar e dos indivíduos que fazem parte de seu convívio social. Porém, tornar as férias proveitosas facilita o retorno às atividades escolares, evitando qualquer tipo de sofrimento, em especial para as crianças da educação infantil.
É evidente que a rotina se torna um pouco mais flexível para os pequenos, mas é indispensável manter uma rotina, que não seja tão diferente do que as crianças já estão acostumadas, em especial com os horários das alimentações, sono, etc. Esse é um momento, também, de se lembrar que a formação dos indivíduos vai além dos conteúdos teóricos ensinados no ambiente escolar… As férias são períodos importantes de se trabalhar o respeito ao próximo e desenvolver o pensamento coletivo, já que, as crianças vão precisar respeitar e compreender os horários dos responsáveis que permanecem em suas rotinas de trabalho.
Leituras, sessões de filmes, culinária, brincadeiras lúdicas que estimulem a coordenação, a integração… Momentos que desenvolvam habilidades sociais, emocionais e cognitivas, afinal elas não aprendem apenas quando estão na escola. E isso não implica em uma formação pedagógica. Basta lembrar daquelas brincadeiras que fazíamos durante a infância e usar a criatividade.
As telas também são bem-vindas, porém de uma forma mais moderada e que traga atividades criativas, de interação e que auxiliem na reflexão, mesmo com os menores. Colônias de férias também são uma boa opção, por se tratar de espaços onde o brincar é integrado ao conhecimento e desenvolvimento infantil.
Assim, as férias podem proporcionam momentos de muita aprendizagem, trazendo, aos alunos, diversas oportunidades para aprimorar seus conhecimentos, vocabulário e experiências de vida, que auxiliarão no desenvolvimento educacional. Isso não cansará ou causará qualquer tipo de sensação ruim para as crianças. Pelo contrário, vai auxiliar fazendo com que a volta às aulas ocorra de uma forma mais natural. Além disso, as crianças podem conseguir compreender que o aprender faz parte de todos os espaços da sociedade, em especial dos espaços escolares, mas que não pode ser descartado ou desconsiderado, quando o aprender é proposto e construído em outros locais e em momentos, como nas férias escolares.
(*) Edna Gambôa Chimenes é graduada em Letras e Pedagogia, mestre em Estudos de Linguagens e tutora dos cursos de Pós-Graduação na Área de Comunicação do Centro Universitário Internacional Uninter.