O vergonhoso despencar da competitividade brasileira

Joรฃo Alfredo Lopes Nyegray*

 

Anualmente, o IMD (International Institute for Management Development, ou, em portuguรชs, Instituto Internacional para Desenvolvimento Gerencial) divulga um รญndice de competitividade global. Publicado pela primeira vez em 1989, o IMD World Competitiveness Yearbook (ou o Anuรกrio IMD de Competitividade Global), tornou-se um ponto de referรชncia nรฃo apenas sobre a competitividade dos paรญses, mas tambรฉm uma fonte de estatรญsticas e dados variados baseados numa extensa pesquisa. O relatรณrio leva em conta temas como produtividade, questรตes polรญticas, sociais, culturais e aspectos de governo. De acordo com o IMD, uma boa anรกlise sobre competitividade nรฃo pode resumir-se ao Produto Interno Bruto (PIB) e produtividade de uma naรงรฃo, uma vez que hรก muitos outros aspectos que devem ser levados em conta.ย 

Na ediรงรฃo mais recente da publicaรงรฃo, o Brasil amargou o 60.ยบ lugar entre 64 naรงรตes. Na ediรงรฃo do ano passado, fomos o 59.ยบ entre 63 paรญses. No topo do ranking, encontram-se paรญses como Dinamarca, Irlanda, Suรญรงa, Singapura, Holanda, Taiwan, Hong Kong, Suรฉcia, Estados Unidos e Emirados รrabes. Esses sรฃo, sem exceรงรฃo, paรญses de economia aberta e livre, nos quais os gastos do governo sรฃo controlados e o Estado participa apenas de รกreas essenciais, como saรบde, educaรงรฃo e seguranรงa. Ao contrรกrio do Brasil, essas naรงรตes nรฃo possuem uma imensa lista de empresas estatais, nem contribuem para a prรณpria desigualdade ao remunerar sobejamente uma pequena casta de privilegiados que se servem da coisa pรบblica.ย 

Alรฉm disso, o Brasil fica atrรกs de paรญses como a repressiva Arรกbia Saudita (17.ยบ lugar), China (21.ยบ lugar, embora tenha um governo autoritรกrio, รฉ mais economicamente livre do que nรณs), Estรดnia (26.ยบ), Malรกsia (27.ยบ), Cazaquistรฃo (37.ยบ), Romรชnia (48.ยบ), Peru (55.ยบ lugar, apesar dos muitos problemas polรญticos) e Botsuana (59.ยบ). Noutras palavras, o Brasil sรณ ganha de รfrica do Sul, Mongรณlia, Argentina e Venezuela.

Mas afinal, o que รฉ ser competitivo? Pode-se entender a competitividade como a capacidade de โ€“ seja uma empresa, um profissional ou mesmo um paรญs โ€“ alcanรงar e manter uma posiรงรฃo vantajosa em relaรงรฃo aos concorrentes num dado ambiente. Em termos nacionais, a competitividade mede-se โ€“ dentre outros fatores โ€“ pela capacidade de gerar empregos, atrair investimentos, crescer economicamente e sustentar uma vantagem nesses aspectos em relaรงรฃo aos demais paรญses do globo.

Dentre os principais aspectos que tornam uma naรงรฃo competitiva, estรฃo a infraestrutura โ€“ e aqui entra a qualidade de rodovias, portos, aeroportos, energia e telecomunicaรงรตes -, a educaรงรฃo e capacitaรงรฃo em todos os nรญveis de ensino, um ambiente de negรณcios favorรกvel com pouca burocracia e carga tributรกria baixa, inovaรงรฃo e pesquisa para geraรงรฃo de novas tecnologias, acesso a mercados internacionais por meio da abertura comercial e eliminaรงรฃo de barreiras ao comรฉrcio, estabilidade macroeconรดmica e recursos naturais e humanos que permitam o crescimento.ย 

Ao compreendermos os pilares mais importantes que tornam um local competitivo, entende-se a vergonhosa posiรงรฃo brasileira. De acordo com ranking do prรณprio IMD, ocupamos a รบltima posiรงรฃo entre 63 paรญses em aspectos educacionais โ€“ uma catรกstrofe que nenhum dos รบltimos governos pareceu preocupado em reverter. ร‰ certo que um paรญs com uma educaรงรฃo precรกria nรฃo possui recursos humanos qualificados o suficiente para ser competitivo, uma vez que a qualificaรงรฃo da forรงa de trabalho รฉ fundamental. A Conference Board, organizaรงรฃo estadunidense composta por mais de 1.000 empresas e com pesquisadores em mais de 60 paรญses, concluiu que para produzir o mesmo que um estadunidense sรฃo necessรกrios quatro brasileiros. Colocando de outra forma, levamos uma hora para produzir o que os vizinhos do norte produzem em 15 parcos minutos. Naturalmente, a qualificaรงรฃo da forรงa de trabalho รฉ uma das justificativas dessa abissal diferenรงa.ย 

Em termos de ambiente de negรณcios e burocracia, a situaรงรฃo nรฃo melhora. O Banco Mundial, que continuamente elabora o ranking Doing Business (ou, fazendo negรณcios) apontou que em termos de burocracia o Brasil รฉ o 124.ยบ entre cerca de 190 naรงรตes. No que diz respeito aos aspectos tributรกrios, estamos na 184.ยช posiรงรฃo, sendo que as empresas brasileiras precisam dedicar quase 1.500 horas de trabalho para processarem seus tributos (10 vezes mais do que uma empresa chinesa).ย 

Embora a competitividade de um paรญs seja um processo contรญnuo e complexo, que requer aรงรตes coordenadas em vรกrias รกreas, รฉ lamentรกvel perceber que os รบltimos governos โ€“ independentemente de posicionamento โ€“ nรฃo demonstraram grandes esforรงos em melhorar os pilares bรกsicos que nos tornariam competitivos. Pelo contrรกrio, aumentam-se ร  exaustรฃo os gastos de um Estado jรก inchado e ineficaz em benefรญcio de uma reduzida elite nos trรชs poderes. Ou seja: enquanto estivermos deitados eternamente em berรงo esplรชndido, continuaremos sendo o paรญs de um futuro que nunca chega.

*Joรฃo Alfredo Lopes Nyegray รฉ doutor e mestre em Internacionalizaรงรฃo e Estratรฉgia. Especialista em Negรณcios Internacionais. Advogado, graduado em Relaรงรตes Internacionais. Coordenador do curso de Comรฉrcio Exterior na Universidade Positivo (UP). Instagram: @janyegray

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