Workshop promovido pelo LIDE Paraná discute tendências de mídia e estratégias de investimento

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Leonardo Lazzarotto e Allan Ceppini, dois experientes profissionais da área, foram os palestrantes convidados para o evento que abordou o panorama em constante mudança da comunicação

Em um cenário marcado por um vasto leque de opções de mídia e pela alta volatilidade do mercado, discernir o melhor caminho para promover um produto de forma estratégica, alcançando o público-alvo de maneira eficaz e otimizada, é de fato desafiador. Afinal, trata-se de uma ferramenta essencial para construção de presença sólida no mercado e construção de objetivos de marketing e comunicação. 

Pensando nisso, o LIDE Paraná promoveu no último dia 12 de setembro um workshop com o tema “As transformações e novas possibilidades de mídia para os negócios”. O evento contou com a participação de Leonardo Lazzarotto, CEO da Tailor Media, e Allan Ceppini, CSO do Grupo Alpes. 

Os palestrantes puderam compartilhar tendências e experiências com os participantes, que também aproveitaram a ocasião para sanar dúvidas sobre as estratégias de seus próprios negócios. 

Durante sua fala, Lazzarotto trouxe a atenção para as mídias “out of home” (ou “fora de casa” em português), o terceiro meio de mídia mais utilizado no Brasil e o segundo de maior penetração na vida das pessoas em Curitiba. Acompanhando a movimentação da sociedade, essa mídia se transformou em vários modelos, de estáticas a digitais, presentes, por exemplo, em pontos de ônibus e mobiliários urbanos, que acompanham a arquitetura das cidades. 

“Outro meio de mídia que também acompanha o movimento das pessoas e está presente em qualquer situação, é o rádio. Trata-se de um veículo que se destaca por ser extremamente popular e regional. Se você quer falar com um influenciador, procure um locutor de rádio de uma cidade do interior. Ele é muito mais influente na região do que qualquer outro influencer digital”, conta Leonardo.

O uso do mobile, sempre presente na vida das pessoas, também foi enfatizado como uma mídia que funciona praticamente como uma extensão do indivíduo. Além de reunir itens essenciais, como contatos e contas bancárias, o mobile possui um alto poder de penetração e oferece uma série de tecnologias que podem ser aproveitadas nas estratégias de comunicação, incluindo a geolocalização.

Na segunda apresentação, Allan Ceppini trouxe a abordagem inovadora do “brandformance”, conceito que representa a fusão entre os termos brand (marca) e performance. Nesta estratégia, ocorre a construção de um plano de ação, com base em métricas, para obter o melhor desempenho na consolidação da marca no mercado. 

“Em outras palavras, o brandformance pode ser resumido pela fórmula: marca + desempenho = resultado. Independentemente da mídia, seja ela tradicional ou inovadora, não existe um formato superior ou inferior. O que deve ser levado em consideração é a metodologia utilizada em cada caso, que precisa ser adaptada às particularidades da mídia em questão”, destacou Ceppini.

O evento foi concluído com um debate envolvendo os palestrantes e os participantes, proporcionando uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre o tema.