Por que minha empresa deve apostar no Inbound Marketing?

Não importa qual seja o produto: desde uma caneta até um imóvel, todas as pessoas passam pelas etapas da “Jornada de Compra”: descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. E como sua empresa pode aparecer no meio desse caminho? É simples: investindo em inbound marketing.

O Inbound Marketing, em resumo, é uma metodologia completa de marketing digital que visa, principalmente, o relacionamento com o público durante sua Jornada de Compra. E assim, através de um funil de vendas bem definido, a produção de conteúdo qualificado gera o aumento direto dos resultados da empresa.

A metodologia de levar o público-alvo de uma etapa a outra, conduzindo-o naturalmente ao final da jornada (decisão de compra), já tem popularidade no Brasil: segundo a pesquisa Content Trends, são mais de 70% das empresas que utilizam o marketing de conteúdo como principal estratégia.

Estou interessado no Inbound Marketing. Por onde começo?

O primeiro passo para se colocar em prática o Inbound Marketing é fazer um planejamento que envolva todas as áreas de marketing online da sua empresa. O principal objetivo é deixar o público encantado, gerar uma boa experiência e colocar os clientes ou potenciais clientes no centro de toda essa estratégia.

Esse plano tem como base a persona da companhia, que entende os estágios que uma pessoa passa para buscar informações sobre o produto, se educar para que todas essas etapas se convertam em venda e assim o processo de compra seja completo.

Quais serão as vantagens para minha empresa?

Não só o Brasil, mas o mundo passa por uma fase em que a maneira tradicional de se fazer marketing está ficando para trás e abrindo espaço para o marketing de relacionamento. Neste caso, não é só oferecer produtos e serviços de seu negócio, mas investir em pontos de relacionamento para que os princípios e valores de sua companhia sejam conhecidos por seu público. Este é o novo marketing.

Um dos principais pontos positivos do Inbound é a segmentação. Por ser formado por uma série de ações que têm como objetivo despertar a atenção dos usuários que estão na rede para a sua marca, seus produtos e serviços, o público que permanece após este conjunto de ações é bem segmentado. Isto deixa o trabalho de seleção e inserção deste público no funil de conversão muito mais fácil.

Outra vantagem, é que a taxa de conversão é comprovadamente mais elevada. O ROI (Retorno sobre Investimento) é bem superior ao obtido pelas campanhas online feitas de maneira tradicional. Isso sem contar que essas ações são, aproximadamente, 60% mais baratas do que o investimento no AdWords e no Facebook Ads, por exemplo.

Agora, com o inbound marketing, há a possibilidade de conseguir conversões de leads por meio dos seus materiais de graça – mesmo que não haja contato de vendas. Essa é uma grande oportunidade para aumentar seu alcance digital e criar uma boa reputação ao longo do tempo. Inicie seu planejamento e mãos a obra! 🙂