Varejo brasileiro cresce 0,7% em fevereiro

Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) analisou o desempenho do comércio varejista no mês do Carnaval na comparação com o mesmo período de 2017

O varejo brasileiro apresentou alta de 0,7% em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2017, descontando a inflação que incide sobre a cesta de setores do varejo ampliado. É o que aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta quinta-feira (15). Em termos nominais, número que reflete o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o indicador registrou alta de 2,1% na comparação com o ano anterior.

O mês teve o desempenho prejudicado pelo calendário. O Carnaval em 2018 foi celebrado na primeira quinzena de fevereiro enquanto que em 2017 foi comemorado na última. Consequentemente, a quarta-feira de Cinzas, data tipicamente fraca em vendas, ocorreu em fevereiro de 2018. Já em 2017, a data ocorreu no mês de março.

Ainda assim, ajustados aos impactos de calendário, o índice deflacionado apontaria alta de 1,5%, o que representa uma desaceleração em relação ao observado no mês de janeiro (1,9%). Já pelo ICVA nominal, com os ajustes de calendário, o indicador apresenta alta de 3,0% em comparação com o mesmo período de 2017, no mesmo patamar dos últimos 3 meses. “Em fevereiro tivemos uma desaceleração em relação a janeiro, mas ainda com alta na comparação com fevereiro do ano passado”, afirma Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.

Inflação no período

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em fevereiro pelo IBGE apontou alta de 2,84% no acumulado dos últimos 12 meses, praticamente estável em relação ao registrado em janeiro (2,86%). Os itens do bloco de Alimentação no domicílio e Transportes, principalmente passagens aéreas, contribuíram para a aceleração do índice enquanto os itens do segmento de Educação – que não compõem os setores analisados no ICVA – colaboraram para a desaceleração do índice.

Ponderando o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado em fevereiro ficou em 1,5%, leve aceleração em relação ao registrado em janeiro (1,3%).

Setores

O resultado do crescimento do mês, quando comparado com o mesmo período do ano passado, foi puxado pelo desempenho do bloco de setores de Bens não Duráveis enquanto que os blocos de Serviços e Bens duráveis e Semiduráveis apresentaram retração. Os destaques positivos foram os setores de Supermercados e Hipermercados seguido por Livrarias e Papelarias. Já a retração de maior relevância no mesmo período de análise ficou novamente por conta dos Postos de Gasolina, dando sequência aos resultados verificados nos últimos meses.

Já na comparação de janeiro para fevereiro de 2018, os setores que mais puxaram o resultado de desaceleração foram Vestuário e Turismo e Transporte.

Regiões

Em relação às regiões, destaque positivo para Norte, Nordeste e Sul – esta última interrompendo uma série de duas desacelerações seguidas – segundo o ICVA deflacionado com ajustes de calendário. Já a região Sudeste ficou como destaque negativo, apresentando retração em relação a fevereiro de 2017.

Pelo ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, comparando com o mesmo período do ano anterior, o varejo ampliado na região Norte apresentou alta de 4,8%, seguido pelas regiões Sul e Nordeste com 3,3% e 2,8% respectivamente. Por fim, vale mencionar as regiões Centro-Oeste, com alta de 0,1%, e a Sudeste, com uma retração de 0,5%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – o destaque foi a região Norte, que registrou alta de 5,1%. Em seguida, temos as regiões Sul e Nordeste com crescimentos de 4,5% e 3,9% respectivamente. Já as regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentaram crescimentos de 1,6% e 1,1% respectivamente.