O que é marketing de relacionamento?

Tudo que você precisa saber sobre essa poderosa ferramenta do marketing

Você pode ter ouvido o termo “marketing de relacionamento” sendo lançado recentemente. O marketing de relacionamento se refere a tudo que você faz para desenvolver relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes. De programas de influenciadores a campanhas de encaminhamento para marketing de afiliados, o marketing de relacionamento cria reconhecimento de marca e posiciona sua marca como a melhor opção para seus clientes. A parte mais importante do marketing de relacionamento é facilitar conversas bidirecionais com seus clientes.
O que é marketing de relacionamento e o que ele pode fazer pelo seu negócio?
Esse tipo de marketing difere do marketing tradicional por não ser transacional, mas sim relacional. A maneira antiga de fazer as coisas se concentrava em fazer mais vendas. A maneira nova e melhor de se concentrar na criação de uma melhor experiência geral da marca não só ajudará a atrair mais clientes, mas também a reter os existentes a longo prazo.
A mudança para essa abordagem de marketing mais pessoal tem sido impulsionada pelo aumento da demanda de consumidores que querem saber que as marcas com as quais trabalham não oferecem apenas produtos ou serviços de qualidade, mas realmente se preocupam com elas. As pessoas querem saber que há rostos reais por trás de seu logotipo, que você está ouvindo suas preocupações e que está disposto a ir além para satisfazê-las.
Agora que você tem uma ideia melhor do que o marketing de relacionamento realmente é, vamos dar uma olhada nos vários benefícios que esse tipo de estratégia pode ter para o seu negócio:
O marketing de relacionamento ajuda você a manter clientes de longo prazo.
A pesquisa mostrou que quanto mais tempo um cliente fica com uma marca, mais valioso ele se torna. De fato, um aumento anual de apenas 1% na retenção de clientes pode equivaler a um aumento de 20% na receita anual. Quando você trabalha para construir relacionamentos com seus clientes, e não apenas vender para eles, você começa a desenvolver lealdade, o que significa que eles estão mais propensos a manter sua marca por um longo tempo.
 
O marketing de relacionamento aumenta a probabilidade de referências.
Independentemente das dezenas de diferentes técnicas de marketing existentes hoje em dia, o boca-a-boca ainda é o mais poderoso, com 84% dos consumidores citando a recomendação de um amigo ou membro da família como sua fonte mais confiável ao tomar uma decisão de compra. Quanto mais satisfeitos e leais seus clientes estiverem, maior será a probabilidade de eles indicarem sua marca para outras pessoas. A melhor maneira de conseguir isso é através do marketing de relacionamento.
O marketing de relacionamento facilita as mudanças de preço.
Muitas empresas odeiam aumentar seus preços por medo de perder clientes como resultado. No entanto, com a economia do jeito que é, os aumentos de preços são algo que todos nós temos que considerar de tempos em tempos. Uma sólida estratégia de marketing de relacionamento pode ajudar a tornar mais fácil o aumento de preço. Isso porque, quando você trabalhou duro no front-end para desenvolver relacionamentos com seus clientes, a lealdade resultante os tornará menos propensos a deixar uma mudança de preço .
O marketing de relacionamento cria uma excelente oportunidade para feedback.
Quando você tem uma grande quantidade de clientes fiéis e felizes no seu cantinho, você tem um mercado de testes instantâneo pronto. Sempre que você precisar experimentar um novo produto ou propor um novo serviço, sua clientela fiel estará presente para oferecer feedback. Quer saber como você está? Pergunte aos seus clientes de longo prazo. O feedback deles pode ajudá-lo a determinar quais são os pontos fortes da sua empresa, além de identificar as áreas que precisam ser melhoradas.
O marketing de relacionamento lhe dará uma vantagem competitiva.
A boa notícia para você é que nem todo mundo aderiu marketing de relacionamento. Isso significa que há uma boa chance de que pelo menos alguns de seus concorrentes ainda não estejam usando essa poderosa ferramenta em benefício próprio. Quando você oferece um toque mais pessoal aos seus produtos ou serviços, você facilmente alcançará uma vantagem naqueles que ainda estão presos na era do marketing voltado para as vendas. Só isso vale o seu peso em ouro.
Algumas dicas simples para ajudar você a começar no caminho certo em direção a uma abordagem mais relacional do marketing:
  • Mantenha linhas de comunicação abertas e honestas com os clientes.
  • Convide comentários.
  • Seja sociável.
  • Interaja e se envolva com clientes e clientes em potencial por meio de canais sociais.
  • Fornecer suporte e serviço excepcionais.
  • Integre o feedback do cliente em melhorias de produtos/serviços.
  • Monitore o que está sendo dito sobre sua marca online e responda de acordo.
  • Oferecer um programa de fidelização de clientes.
  • Saia do padrão para mostrar aos clientes que você os valoriza.
Ao mudar do marketing tradicional para o marketing de relacionamento, você estará bem no caminho para atrair e reter clientes que não gostam apenas da sua marca, mas adoram . Conseguir isso é sucesso certo!
Fonte: Amity Kapadia – Twitter Business
Tradução: FrontPage Assessoria em Comunicação
FrontPage Assessoria em Comunicação
https://www.frontpagecomunicacao.com.br

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