O que é Target Marketing?

O Target Marketing ou marketing direcionado envolve a divisão de um mercado em segmentos e a concentração de seus esforços de marketing em um ou mais segmentos-chave, consistindo nos clientes cujas necessidades e desejos mais se aproximam de suas ofertas de produtos ou serviços. Pode ser a chave para atrair novos negócios, aumentar suas vendas e tornar seu negócio um sucesso.
A beleza do target marketing é que, direcionando seus esforços de marketing para grupos específicos de consumidores, torna a promoção, o preço e a distribuição de seus produtos e / ou serviços mais fáceis e econômicos.
Ele fornece um foco para todas as suas atividades de marketing.
Assim, se, por exemplo, uma empresa de catering oferece serviços de catering na casa do cliente, em vez de anunciar com um encarte de jornal para todos, depois de identificar o mercado-alvo para seus serviços, a empresa de catering poderia direcionar o mercado desejado diretamente. Uma campanha de e-mail, uma entrega de panfleto que foi enviada apenas para residentes em uma determinada área ou um anúncio do Facebook direcionado a clientes em uma área geográfica específica, aumentando o retorno sobre o investimento em seu marketing e atraindo mais clientes.
As plataformas de mídia social, como Facebook, LinkedIn,Twitter e Instagram têm opções sofisticadas para permitir que as empresas segmentem usuários com base em segmentos de marketing. Um negócio de Bed and Breakfast poderia segmentar seguidores casados ​​do Facebook com um anúncio para um pacote romântico de fim de semana, por exemplo. O LinkedIn é mais orientado ao B2B – você pode segmentar empresas por vários critérios, como número de funcionários, setor, localização geográfica, etc.
Embora a segmentação de marketing possa ser feita de muitas maneiras diferentes, dependendo de como você deseja dividir a pizza, três dos tipos mais comuns são:
Segmentação demográfica
O agrupamento demográfico é baseado em estatísticas mensuráveis, como:
  • gênero

  • era

  • nível de renda

  • Estado civil

  • Educação

  • corrida

  • religião

A segmentação demográfica é geralmente o critério mais importante para target marketing tornando o conhecimento de informações demográficas crucial para muitos negócios.
Um vendedor de bebidas alcoólicas, por exemplo, pode querer direcionar seus esforços de marketing com base nos resultados das pesquisas Gallup, que indicam que a cerveja é a bebida de escolha para pessoas com menos de 54 anos (particularmente na faixa etária de 18 a 34 anos), enquanto aqueles com 55 anos ou mais preferem o vinho.
Segmentação Geográfica
Segmentação geográfica envolve a segmentação do mercado com base na localização. Endereços residenciais são um exemplo. No entanto, dependendo do escopo do seu negócio, isso pode ser feito por:
  • Vizinhança

  • Código postal

  • Código de área

  • cidade

  • província / estado

  • região

  • país (se o seu negócio é internacional)

A segmentação geográfica baseia-se na noção de que grupos de consumidores em uma determinada área geográfica podem ter necessidades específicas de produtos ou serviços; por exemplo, um serviço de cuidado do gramado pode querer concentrar seus esforços de marketing em uma aldeia ou subdivisão específica que tenha uma alta porcentagem de idosos.
Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica divide o mercado-alvo com base em preferências de classe socioeconômica, personalidade ou estilo de vida. A escala socioeconômica varia desde os ricos e altamente educados no topo até os não instruídos e não qualificados na parte inferior.

Estudo de caso de target marketing – McDonald’s Restaurants

McDonald’s Restaurants é a maior cadeia de fast food do mundo e um dos exemplos mais bem-sucedidos de marketing de público-alvo, visando seus produtos para crianças, adolescentes e jovens famílias urbanas oferecendo “Play Places”, wi-fi gratuito, “Happy Meals” “incluem brinquedos como personagens da Walt Disney e campanhas publicitárias com slogans como” Feed Your Inner Child “. A publicidade direcionada combinada com preços agressivos permitiu que a McDonald’s capturasse 25% da participação no mercado de fast food nos EUA.

Fonte: The Balances MB

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