Uma estratégia de marketing é o plano geral de um negócio para alcançar pessoas e transformá-las em clientes do produto ou serviço que a empresa oferece. A estratégia de marketing de uma empresa contém a proposta de valor da empresa, as principais mensagens de marketing, informações sobre o cliente-alvo e outros elementos de alto nível.
A estratégia de marketing informa o plano de marketing, que é um documento que define os tipos e o cronograma das atividades de marketing. A estratégia de marketing de uma empresa deve ter uma vida útil mais longa do que qualquer plano de marketing individual, pois a estratégia é onde reside a proposta de valor e os elementos-chave da marca de uma empresa. Essas coisas idealmente não mudam muito ao longo do tempo.
A criação de uma estratégia de marketing
Uma estratégia de marketing surge da proposta de valor de uma empresa. A proposta de valor resume a vantagem competitiva que uma empresa tem em seu mercado. A proposta de valor geralmente fornece a mensagem principal para todo o marketing. O Walmart, por exemplo, é um varejista de descontos com “preços baixos todos os dias”, e suas operações de negócios e marketing giram em torno disso. Uma empresa nunca está criando uma estratégia de marketing a partir do zero. Eles começam com a proposta de valor e destilam as principais mensagens de marketing.
Uma vez que a proposição de valor é sucintamente declarada, o trabalho árduo é feito. Qualquer recurso de marketing, desde um design de anúncio impresso até uma campanha de mídia social , pode ser avaliado pela forma como ele comunica a proposta de valor. Para aumentar a eficiência dos esforços de marketing, a pesquisa de mercado pode ser adicionada à estratégia de marketing com o objetivo de identificar audiências inexploradas ou aperfeiçoar o consumidor alvo. Finalmente, uma meta geral para a estratégia de marketing pode ser definida, com todos os planos de marketing subsequentes herdando a responsabilidade de entregá-la. Essas podem ser metas concretas, como aumentar as vendas ou algo menos direto, como escalar o ranking de provedores confiáveis dentro do setor.
Os planos de marketing são documentos operacionais que recebem mais atenção porque são o trabalho diário que uma empresa faz para se vender para o mundo. Dito isso, um plano de marketing não teria sentido sem uma mensagem, um mercado-alvo e uma meta – o cerne de toda estratégia de marketing.
Fonte: Investopedia