quinta-feira, 20 fevereiro 2025
28.1 C
Curitiba

O que é uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing é o plano geral de um negócio para alcançar pessoas e transformá-las em clientes do produto ou serviço que a empresa oferece. A estratégia de marketing de uma empresa contém a proposta de valor da empresa, as principais mensagens de marketing, informações sobre o cliente-alvo e outros elementos de alto nível.
A estratégia de marketing informa o plano de marketing, que é um documento que define os tipos e o cronograma das atividades de marketing. A estratégia de marketing de uma empresa deve ter uma vida útil mais longa do que qualquer plano de marketing individual, pois a estratégia é onde reside a proposta de valor e os elementos-chave da marca de uma empresa. Essas coisas idealmente não mudam muito ao longo do tempo.

A criação de uma estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing surge da proposta de valor de uma empresa. A proposta de valor resume a vantagem competitiva que uma empresa tem em seu mercado. A proposta de valor geralmente fornece a mensagem principal para todo o marketing. O Walmart, por exemplo, é um varejista de descontos com “preços baixos todos os dias”, e suas operações de negócios e marketing giram em torno disso. Uma empresa nunca está criando uma estratégia de marketing a partir do zero. Eles começam com a proposta de valor e destilam as principais mensagens de marketing.

Uma vez que a proposição de valor é sucintamente declarada, o trabalho árduo é feito. Qualquer recurso de marketing, desde um design de anúncio impresso até uma campanha de mídia social , pode ser avaliado pela forma como ele comunica a proposta de valor. Para aumentar a eficiência dos esforços de marketing, a pesquisa de mercado pode ser adicionada à estratégia de marketing com o objetivo de identificar audiências inexploradas ou aperfeiçoar o consumidor alvo. Finalmente, uma meta geral para a estratégia de marketing pode ser definida, com todos os planos de marketing subsequentes herdando a responsabilidade de entregá-la. Essas podem ser metas concretas, como aumentar as vendas ou algo menos direto, como escalar o ranking de provedores confiáveis ​​dentro do setor.
Os planos de marketing são documentos operacionais que recebem mais atenção porque são o trabalho diário que uma empresa faz para se vender para o mundo. Dito isso, um plano de marketing não teria sentido sem uma mensagem, um mercado-alvo e uma meta – o cerne de toda estratégia de marketing.
Fonte: Investopedia

Destaque da Semana

Maiara & Maraisa prometem estremecer o 16º Curitiba Country Festival

Maiara & Maraisa prometem estremecer o 16º Curitiba Country...

Ensaios da Anitta em Curitiba: confira serviço completo e ruas bloqueadas

Show acontece neste sábado (15) na Pedreira Paulo Leminski Neste...

Com impacto emocional, alopecia areata ganha novas opções de tratamento

Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou recomendações atualizadas para aprimorar...

Dieta carnívora: por que comer só produtos de origem animal é um risco

Sucesso nas redes sociais, o plano alimentar recomenda a...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor