Search Engine Optimization (SEO) é a prática de aumentar o número e a qualidade dos visitantes de um site, melhorando as classificações nos resultados do mecanismo de busca algorítmica.
Pesquisas mostram que os sites na primeira página do Google recebem quase 95% dos cliques, e estudos mostram que os resultados que aparecem mais acima na página recebem um aumento na taxa de cliques (CTR) e mais tráfego.
Os resultados de pesquisa algorítmica (‘natural’, ‘orgânica’ ou ‘livre’) são aqueles que aparecem diretamente abaixo dos principais anúncios pay-per-click no Google.
Há também várias outras listagens que podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google, como listas de mapas, vídeos, o gráfico de conhecimento e muito mais. O
SEO pode incluir melhorar a visibilidade nesses conjuntos de resultados também.
O
Google (e o Bing, que também potencializa os resultados de pesquisa do Yahoo) classificam seus resultados de pesquisa amplamente baseados na
relevância e autoridade das páginas rastreadas e incluídas em seu índice da Web, a uma consulta de usuários para fornecer a melhor resposta.
O Google usa mais de 200 sinais ao classificar seus resultados de pesquisa, e o SEO abrange atividades técnicas e criativas para influenciar e melhorar alguns desses sinais conhecidos. Geralmente, é útil não se concentrar muito em sinais de classificação individuais e analisar o objetivo mais amplo do Google de fornecer as melhores respostas para seus usuários.
O SEO, portanto, envolve garantir que um site seja acessível, tecnicamente sólido, use palavras que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa e fornece uma excelente experiência ao usuário, com conteúdo especializado útil e de alta qualidade que ajuda a responder à consulta do usuário.
O Google tem uma equipe muito grande de avaliadores de qualidade de pesquisa que avaliam a qualidade dos resultados de pesquisa, que são inseridos em um algoritmo de aprendizado de máquina. As diretrizes de avaliação de qualidade de pesquisa do Google fornecem muitos detalhes e exemplos do que o Google classifica como conteúdo de alta ou baixa qualidade e websites e sua ênfase em querer recompensar sites que mostram claramente sua experiência, autoridade e confiança (EAT).
O Google usa um algoritmo baseado em hiperlink (conhecido como ‘PageRank’) para calcular a popularidade e a autoridade de uma página, e embora o Google seja muito mais sofisticado hoje em dia, esse ainda é um sinal fundamental no ranking. Portanto, o SEO também pode incluir atividades para ajudar a melhorar o número e a qualidade de “links de entrada” para um site, de outros sites. Essa atividade tem sido historicamente conhecida como ‘link building’, mas é apenas marketing de uma marca com ênfase online, por meio de conteúdo ou RP digital, por exemplo.
Websites relevantes e de boa reputação com links para um website são um forte sinal para o Google de que ele pode ser de interesse de seus usuários e pode ser confiável para aparecer nos resultados da pesquisa para consultas relevantes.
O SEO envolve atividades técnicas e criativas que geralmente são agrupadas em “SEO no site” e “SEO fora do local”. Essa terminologia é bastante antiga, mas é útil entender, pois ela divide as práticas que podem ser executadas em um site e longe de um site.
Essas atividades requerem perícia, muitas vezes de múltiplos indivíduos, como as qualificações necessárias para realizá-las em alto nível, são bem diferentes – mas elas também podem ser aprendidas. A outra opção é contratar uma agência profissional de SEO, ou consultor de SEO para ajudar nas áreas necessárias.
SEO no local refere-se a atividades em um site para melhorar a visibilidade orgânica. Isso significa, em grande parte, otimizar um site e um conteúdo para melhorar a acessibilidade, a relevância e a experiência dos usuários. Algumas das atividades típicas incluem –
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Pesquisa de palavras-chave – Analisando os tipos de palavras e frequência usadas por clientes em potencial para encontrar serviços ou produtos de marcas.
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Auditoria Técnica – Garantir que o site possa ser rastreado e indexado, tenha uma segmentação geográfica correta e esteja livre de erros ou barreiras de experiência do usuário.
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Otimização no local – Melhorando a estrutura do site, a navegação interna, o alinhamento na página e a relevância do conteúdo para ajudar a priorizar áreas-chave e segmentar frases de pesquisa.
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Experiência do usuário – Garantir que o conteúdo mostre competência, autoridade e confiança é simples de usar, rápido e, em última análise, fornece a melhor experiência possível aos usuários contra a concorrência.
A lista acima apenas aborda um pequeno número de atividades envolvidas no SEO no local como uma visão geral.
SEO fora do local refere-se a atividades realizadas fora de um site para melhorar a visibilidade orgânica. Isto é muitas vezes referido como “edifício da ligação”, que visa aumentar o número de links respeitáveis de outros sites, como motores de busca usá-los como uma pontuação como um voto de confiança.
Links de sites e páginas com mais confiança, popularidade e relevância vão passar mais valor para outro site, do que um site desconhecido, pobre, que não é confiável para os mecanismos de busca. Portanto, a qualidade de um link é o sinal mais importante.
Algumas das atividades típicas incluem –
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Conteúdo (‘Marketing’) – sites respeitáveis link para conteúdo excepcional. Portanto, criar conteúdo incrível ajudará a atrair links. Isso pode incluir um guia, uma história, uma visualização ou um infográfico com dados convincentes.
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Digital PR – PR fornece razões para outros sites para conversar e vincular a um site. Isso pode ser um fluxo de notícias interno, escrever para publicações externas, pesquisas ou estudos originais, entrevistas com especialistas, cotações, colocação de produtos e muito mais.
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Outreach & Promotion – Envolve a comunicação com jornalistas, bloggers, influenciadores ou webmasters sobre uma marca, recurso, conteúdo ou PR para obter cobertura e, em última análise, ganhar links para um website.
Há obviamente um grande número de razões pelas quais um site pode se vincular a outro e nem todas se encaixam nas categorias acima. Uma boa regra geral sobre se um link é valioso é considerar a qualidade do tráfego de referência (visitantes que podem clicar no link para visitar seu site). Se o site não enviar visitantes, ou se o público não for relacionado e irrelevante, talvez não seja um link que valha a pena.
É importante lembrar que os esquemas de links, como a compra de links, troca excessiva de links ou diretórios e artigos de baixa qualidade que visam manipular os rankings do Google, são contra as diretrizes deles e o Google pode agir penalizando um site.
A melhor e mais sustentável abordagem para melhorar as ligações de entrada para um site é ganhá-los, fornecendo razões genuínas e convincentes para sites de citar e vincular a marca e conteúdo para quem eles são o serviço ou produto que eles fornecem ou o conteúdo que eles criam.