Marketing online é a arte e a ciência da venda de produtos e / ou serviços em redes digitais, como a Internet e as redes de telefonia celular.
A arte do marketing online envolve encontrar o mix de marketing online correto de estratégias que atraem seu mercado-alvo e que, na verdade, se traduzirá em vendas.
A ciência do marketing online é a pesquisa e a análise que entram na escolha das estratégias de marketing online para usar e medir o sucesso dessas estratégias.
Search Engine Marketing
Search Engine Marketing inclui Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM). SEO é o processo de ajustar seu website de negócios para que ele seja classificado mais alto nas listagens de pesquisa quando os clientes em potencial inserem termos de pesquisa que correspondem às suas ofertas de produtos. SEO é gratuito. SEM é o marketing de pesquisa pago – por uma taxa de pagamento por clique (normalmente), os mecanismos de pesquisa, como o Google, exibirão seu anúncio quando um usuário inserir uma pesquisa usando uma de suas palavras-chave. As estatísticas de SEM podem fornecer um feedback excelente sobre a eficácia do seu anúncio, como a taxa de cliques (o número de vezes que o anúncio foi clicado e o número de vezes que a página que contém o anúncio foi visualizada).
Publicidade online
Embora ainda existam anúncios de banner na Internet, há também outras opções disponíveis, de intersticiais (páginas da web exibidas antes ou depois de uma página de conteúdo esperada) por meio de anúncios de texto. Mídias sociais diferentes, como o Facebook, oferecem suas próprias plataformas de publicidade.
Marketing de email
Depois de criar uma lista de e-mails de assinantes de clientes em potencial que possam estar interessados em seus produtos ou serviços, o marketing por e-mail é uma maneira muito eficaz de transmitir a mensagem. Você pode mantê-los atualizados com notícias da empresa, eventos futuros e ofertas especiais. Você pode enviar boletins informativos e produtos personalizados ou ofertas de serviços específicos para as necessidades do cliente.
Marketing de mídia social
Plataformas de mídia social como Twitter, Facebook, LinkedIn e Pinterest (só para citar algumas) são oportunidades de marketing online. A mídia social é uma conversa – exige participação ativa, em vez de apenas postar anúncios para seus produtos ou serviços.
Blogging
Ter um blog de negócios é outra maneira de conversar com seus clientes e mantê-los informados sobre seus produtos ou serviços. Um blog pode ser usado para fornecer conselhos e obter feedback útil. Microblogs são um subconjunto de blogs – normalmente consistindo de pequenas atualizações de texto enviadas por e-mail, mensagens instantâneas ou Twitter.
Por que você precisa de uma presença online
O marketing online está se tornando cada vez mais importante para pequenas empresas de todos os tipos. No passado, o marketing na internet era algo que as empresas locais de tijolo e argamassa podiam justificadamente ignorar. Não fazia sentido perder tempo e dinheiro com marketing online quando todos os seus negócios eram locais.
Agora, com o aumento da busca local e o novo hábito das pessoas de pesquisar na internet primeiro, é importante. Eu diria que todas as empresas devem incluir algum marketing online em seu mix de marketing.
Além da publicidade online, sua reputação online é muito importante, mesmo se você não realizar negócios pela Internet – antes que um novo cliente resolva patrocinar suas oportunidades de negócios, eles verificarão as avaliações online, criando uma reputação de qualidade e atendimento ao cliente. muito importante. Os clientes insatisfeitos são mais propensos a deixar avaliações online do que os satisfeitos, por isso, ter uma reputação forte e muitas avaliações online positivas é vital para o sucesso dos negócios no mundo digital de hoje.
Fonte: The Balance MB