Toda empresa precisa de um plano de marketing
Um plano de marketing descreve as ações específicas que você pretende realizar para interessar potenciais clientes e clientes em seus produtos e/ou serviços e convencê-los a comprar o produto e/ou serviços que você oferece.
O plano de marketing implementa sua estratégia de marketing ou “a estratégia de marketing fornece os objetivos para seus planos de marketing. Ele diz a você onde você quer ir a partir daqui. O plano é o roteiro específico que vai levá-lo até lá”.
Um plano de marketing pode ser desenvolvido como um documento independente ou como parte de um plano de negócios. De qualquer maneira, é um plano para comunicar o valor de seus produtos e/ou serviços a seus clientes.
Antes de desenvolver um plano de marketing
Você não pode desenvolver um plano de marketing sem pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado orienta a direção do seu plano de marketing, fornecendo informações vitais sobre seus clientes em potencial (seu mercado-alvo ) e a viabilidade de seus produtos e serviços.
A pesquisa de mercado deve incluir o monitoramento das tendências econômicas e do setor, aferição da concorrência para determinar como você pode obter uma vantagem competitiva em preços e/ou atendimento ao cliente e determinar as melhores maneiras de atingir seu mercado alvo por meio de publicidade e/ou mídia social, etc.
O que entra em um plano de marketing
Um plano de marketing típico consiste nas seguintes seções:
Sumário executivo
O resumo executivo é uma visão geral de alto nível do plano de marketing. Esta seção deve fornecer um breve resumo do plano para aqueles que não podem ler o documento inteiro.
Descrição do negócio
Esta seção descreve o que é o negócio, incluindo o local, os nomes dos proprietários do negócio, a situação comercial atual (posição no mercado), a declaração de missão da empresa e valores fundamentais e fatores externos que estão afetando o negócio agora ou pode fazê-lo no futuro.
Mercado alvo
A seção faz o perfil dos clientes que a empresa pretende segmentar. Isso inclui:
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O tamanho do mercado e as tendências futuras.
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Informações demográficas, como idade, sexo, religião, estado civil, nível de escolaridade, tamanho da família, origem étnica e cultural, níveis de renda, etc.
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Interesses, hábitos, desejos e necessidades do cliente e como esses fatores se relacionam com a demanda do (s) produto (s) ou serviço (s) da empresa.
Proposta única de venda
A proposta de venda exclusiva descreve como a empresa obterá uma vantagem competitiva no mercado, fornecendo um ou mais dos seguintes benefícios aos clientes:
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Fornecendo um produto único ou superior.
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Entregando preços mais baixos.
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Fornecendo melhor atendimento ao cliente .
Análise SWOT e a competição
Esta seção compara os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças da empresa (conhecidos como análise SWOT) com os da concorrência, para que a empresa possa explicar aos clientes por que eles devem escolher seus produtos ou serviços em detrimento dos concorrentes. Também destaca áreas nas quais a empresa precisará melhorar para competir de forma mais eficaz.
Plano de distribuição / entrega
Distribuição e entrega descrevem como a empresa venderá/entregará seus produtos aos clientes. Métodos de vendas e entrega incluem varejo, atacado, direto para residências ou empresas, ou online.
Metas de marketing
Esta seção descreve os objetivos de marketing da empresa para o futuro próximo (geralmente um ano antes). Talvez o objetivo seja aumentar as vendas em 25% até o final do próximo ano fiscal ou atingir 40% da participação de mercado na área local para um produto ou serviço específico. Incluído é um esboço de alto nível das etapas necessárias para alcançar os resultados desejados.
Plano de Ação de Marketing
O plano de ação inclui informações detalhadas sobre os produtos/serviços a serem vendidos, incluindo descrições de produtos, benefícios do produto/serviço em relação à concorrência, estratégias de preços e planos de como o produto/serviço será promovido, seja usando métodos tradicionais de publicidade. ou online usando mídias sociais . Também estão incluídas informações sobre como o suporte ao cliente pós-venda será fornecido.
Despesas
Por último, a seção de orçamento de marketing inclui um detalhamento do custo de prosseguir com o plano de marketing. A análise de custo/benefício demonstra como a implementação do plano de marketing deve resultar em aumento de vendas e receita.
Também conhecido como: muitas vezes confundido com estratégia de marketing ou plano de negócios .
Exemplos: Enquanto um plano de marketing é uma parte importante do seu plano de negócios, toda empresa deve atualizar seu plano de marketing regularmente.
Fonte: Susan Ward para thebalanceSMB
Tradução: FrontPage Assessoria em Comunicação
FrontPage Assessoria em Comunicação
https://www.frontpagecomunicacao.com.br
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