Tem muita confusão em volta da palavra “marca” ou Brand. É uma daquelas palavras que muita gente usa, mas pouca gente entende. É um logotipo, uma paleta de cores com uma fonte na moda? Ou é trazer claridade ao que você traz para o mercado? O que é Brand Marketing? E pode ser medido?
O que o marketing de marca não é é colocar seu nome e logotipo em todos os lugares com a esperança de que a exposição ao bombardeio seja suficiente para vender seu produto. O que não é é tatuar seu logotipo na testa de alguém.
“Isso é marca, mas é como marcar vaca e gado no dia de propriedade e território”, disse Paige Musto, diretor sênior de comunicações corporativas da Act-On.
Essa abordagem pode ter funcionado no passado, mas os profissionais de marketing da marca de hoje são mais sofisticados.
Sua marca é sua propriedade intelectual mais valiosa. Ele representa a identidade da sua empresa, aprimora sua cultura e amplia sua proposta de valor.
“O Branding é muito importante, porque é o primeiro ponto de contato, a primeira exposição que um potencial comprador, um potencial parceiro, um potencial influenciador tem com sua marca e com sua empresa”, disse Musto. Branding é as características visuais de uma marca.
Com muita frequência, o profissional de marketing atual é definido como um profissional de marketing de demanda ou a função de gerar a demanda que as vendas tomam e fecham. A disciplina de marketing é segmentada em três áreas principais: Marca, Demanda e Expansão.
“O marketing é mais do que apenas a aquisição de novos leads”, disse Musto. “É mais do que apenas gerar os resultados finais de novos negócios”. Esse tipo de simplificação excessiva prejudica o que os profissionais de marketing estão fazendo em toda a jornada do comprador, é muito mais complexo que isso.