Para entender o branding, é importante saber quais são as marcas. Uma marca é a ideia ou imagem de um produto ou serviço específico com o qual os consumidores se conectam, identificando o nome, o logotipo, o slogan ou o design da empresa proprietária da ideia ou imagem. Branding é quando essa ideia ou imagem é comercializada para que seja reconhecida por mais e mais pessoas e identificada com um determinado serviço ou produto quando existem muitas outras empresas oferecendo o mesmo serviço ou produto.
Os profissionais de publicidade trabalham no branding não apenas para construir o reconhecimento da marca, mas também para construir uma boa reputação e um conjunto de padrões aos qual a empresa deve se esforçar para manter ou superar. O branding é uma parte importante do comércio na Internet, já que o branding permite que as empresas construam sua reputação, além de expandir além do produto e serviço original, além de aumentar a receita gerada pela marca original.
Ao trabalhar em branding ou construir uma marca, as empresas que estão usando páginas da Web e otimização de mecanismo de pesquisa têm alguns detalhes a serem trabalhados antes de poderem construir uma marca de sucesso. A coordenação de nomes de domínio e nomes de marcas é uma parte importante de encontrar e manter visitantes e clientes, bem como marcar uma nova empresa. A coordenação de um nome de domínio e nomes de marca empresta identificação à ideia ou imagem de um produto ou serviço específico, o que, por sua vez, permite que os visitantes descubram facilmente a nova marca.
Branding também é uma maneira de construir um ativo importante da empresa, que é uma boa reputação. Independentemente de a empresa não ter reputação ou ter uma reputação inferior, a marca pode ajudar a mudar isso. O branding pode criar uma expectativa sobre os serviços ou produtos da empresa e pode incentivar a empresa a manter essa expectativa ou excedê-la, trazendo melhores produtos e serviços para o mercado.