Código de barras leva Brasil Criart da produção artesanal a grandes lojas e supermercados

A tábua de passar roupas, que ficava na cozinha da casa, deu origem à produção de artesanato da Brasil Criart, em 2005. Ali, ganharam formas os noivos de biscuit, carro-chefe das criações, junto com outros artigos de decoração para festas de casamento, nascimento e formatura. A venda da linha de produtos, que inclui também utilidades e diversos tipos de presentes, era feita basicamente para o consumidor final. Dez anos depois, veio a decisão de investir para expandir os negócios. E o caminho escolhido para alcançar os mercados foi a padronização global via códigos de barras da GS1.

Código de barras leva Brasil Criart da produção artesanal a grandes lojas e supermercados
Expansão de negócios com o código de barras

Em 2005, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil recebeu a Brasil Criart como associada com o pedido de 12 códigos de barras nos padrões EAN 13. “Hoje, estamos caminhando para 22.000 códigos em função da abertura de grandes oportunidades, com fornecimento para supermercados, redes de lojas, atacadistas e distribuidores”, comemora Rafael Angelo Abud, fundador da Brasil Criart.

A primeira venda em maior volume ocorreu após a associação à GS1 e adoção do código de barras. “Foi quando nosso sonho realmente virou realidade. A partir de então, a linha de produtos começou a crescer, com itens de aniversário e velas decorativas”, conta  Ana Ávila, artista e fundadora da Brasil Criart.

O relacionamento com a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil não parou por aí. A Brasil Criart é uma associada ativa na participação em cursos, feiras e workshops promovidos pela entidade. “Não foi somente o código de barras que abriu as portas, mas também as rodadas de negócios, os encontros de empreendedores promovidos lá dentro que nos possibilitaram muito conhecimento”, diz Abud, ao destacar que a iniciativa permitiu alcançar também o objetivo de gerar mais empregos.

Desde a sua fundação, a Brasil Criart busca investir em projetos que possibilitem a geração de emprego e renda na comunidade em que está inserida, no Jardim Peri, em São Paulo. “Queremos que as pessoas que trabalham conosco saiam das drogas, se motivem e se orientem profissionalmente”, destaca Abud. “Estamos ajudando essas pessoas, e a empresa faz a diferença na vida delas”, comemora Ana.

Os benefícios obtidos pela empresa – inclusive na comunidade em que atua – e a relevância do processo de inovação em seus resultados levaram a Brasil Criart a receber o 21º Prêmio Automação na categoria MPE – Micro e Pequenas Empresas, em novembro de 2018. O evento é a maior premiação para reconhecer empresas, instituições de ensino e profissionais que apostam em projetos de automação, seguindo os padrões GS1. A distinção reconhece a criatividade e os esforços das empresas e profissionais brasileiros que se destacam no uso de automação e padronização para aprimorar a gestão do seu negócio.

O que é o EAN?

Os padrões do EAN (European Article Numbering) foram desenvolvidos para serem usados nos PDVs (Pontos de Vendas). Sendo assim, estão presentes em quase 100% dos produtos que circulam pelo varejo. Suas estruturas facilitam a identificação pelo equipamento de leitura — e por isso são tão difundidos.

O EAN é um código de barras que, em geral, encapsula 13 números que identificam um determinado produto, contemplando informações como país de origem, fabricante, identificação do produto e dígito verificador.