Tecnologia personaliza o atendimento com informaรงรตes โreal timeโ de cada consumidor e torna o gerenciamento de tarefas mais eficiente
Quando se fala em atendimento ao cliente, seja no fรญsico ou on-line, as marcas buscam ferramentas para tornar a experiรชncia de compra do consumidor cada vez mais agradรกvel. O uso de big data, por exemplo, estรก em alta no Brasil. De acordo com dados da consultoria Frost & Sullivan, dos Estados Unidos, o Brasil รฉ lรญder na Amรฉrica Latina no uso de big data, com 46,8% do mercado e uma receita de US$ 1,16 bilhรฃo, com forte atuaรงรฃo no varejo.
Para a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), Patricia Cotti, a coleta de anรกlise de dados por meio de inteligรชncia artificialpode aprimorar o atendimento e permitir que o colaborador entenda melhor o que o consumidor procura. โA tecnologia facilita a comunicaรงรฃo, disponibiliza informaรงรตes โreal timeโ e torna o gerenciamento de tarefas mais eficiente. A base pode disponibilizar diversos dados, desde preferรชncias do cliente que jรก comprou anteriormente naquela loja, atรฉ a consulta do estoque para verificar determinado produtoโ, comenta a executiva.
Nos Estados Unidos, por exemplo, uma loja da Ford utiliza o recurso Mobile Pay, com pagamento via reconhecimento facial, o que facilita a compra ou aluguel de um carro. Jรก a loja de vestuรกrio 365, trabalha com a tecnologia de totem que analisa o biรณtipo do cliente e armazena as informaรงรตes para futuras compras.
O programa de fidelidade tambรฉm utiliza algoritmos da big data para interpretar o comportamento de consumo de cada consumidor. A ferramenta รฉ bem conhecida e jรก inserida no dia a dia de muitos consumidores. No Brasil, o Grupo Pรฃo de Aรงรบcar, detentora das marcas Pรฃo de Aรงรบcar e Extra, รฉ um grande usuรกrio de big data. A rede soma mais de 14 milhรตes de pessoas em seus programas de fidelidade, utilizando os dados coletados para personalizar ofertas com base no perfil de compra de cada consumidor.
โDados da NRF 2019 – Retail’s Big Show mostraram que 72% dos colaboradores acreditam que um treinamento com ferramentas como essas podem impactar positivamente o cliente na hora da compraโ, revela a diretora do IBEVAR.