Marcas investem em big data para atrair clientes no varejo

Tecnologia personaliza o atendimento com informaรงรตes โ€˜real timeโ€™ de cada consumidor e torna o gerenciamento de tarefas mais eficiente

Quando se fala em atendimento ao cliente, seja no fรญsico ou on-line, as marcas buscam ferramentas para tornar a experiรชncia de compra do consumidor cada vez mais agradรกvel. O uso de big data, por exemplo, estรก em alta no Brasil. De acordo com dados da consultoria Frost & Sullivan, dos Estados Unidos, o Brasil รฉ lรญder na Amรฉrica Latina no uso de big data, com 46,8% do mercado e uma receita de US$ 1,16 bilhรฃo, com forte atuaรงรฃo no varejo.

Para a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), Patricia Cotti, a coleta de anรกlise de dados por meio de inteligรชncia artificialpode aprimorar o atendimento e permitir que o colaborador entenda melhor o que o consumidor procura. โ€œA tecnologia facilita a comunicaรงรฃo, disponibiliza informaรงรตes โ€˜real timeโ€™ e torna o gerenciamento de tarefas mais eficiente. A base pode disponibilizar diversos dados, desde preferรชncias do cliente que jรก comprou anteriormente naquela loja, atรฉ a consulta do estoque para verificar determinado produtoโ€, comenta a executiva.

Nos Estados Unidos, por exemplo, uma loja da Ford utiliza o recurso Mobile Pay, com pagamento via reconhecimento facial, o que facilita a compra ou aluguel de um carro. Jรก a loja de vestuรกrio 365, trabalha com a tecnologia de totem que analisa o biรณtipo do cliente e armazena as informaรงรตes para futuras compras.

O programa de fidelidade tambรฉm utiliza algoritmos da big data para interpretar o comportamento de consumo de cada consumidor. A ferramenta รฉ bem conhecida e jรก inserida no dia a dia de muitos consumidores. No Brasil, o Grupo Pรฃo de Aรงรบcar, detentora das marcas Pรฃo de Aรงรบcar e Extra, รฉ um grande usuรกrio de big data. A rede soma mais de 14 milhรตes de pessoas em seus programas de fidelidade, utilizando os dados coletados para personalizar ofertas com base no perfil de compra de cada consumidor.

โ€œDados da NRF 2019 – Retail’s Big Show mostraram que 72% dos colaboradores acreditam que um treinamento com ferramentas como essas podem impactar positivamente o cliente na hora da compraโ€, revela a diretora do IBEVAR.

 

Destaque da Semana

Santander levarรก fรฃs ao show de Linkin Park com o รดnibus SMUSIC

O Santander irรก promover uma experiรชncia completa para os...

Jockey Plaza Shopping apresenta o Natalย deย Nova Iorque

Com pista de patinaรงรฃo como Rockefeller Center, cubo LED...

Feriado de Proclamaรงรฃo da Repรบblica movimenta a hotelaria ponta-grossense

Taxa de ocupaรงรฃo mรฉdia jรก estรก em 80% O feriado...

Taco entra em nova fase e surpreende com experiรชncia gastronรดmica vibrante e divertida

Taco Bar y Cocina Latinaย convida todos a redescobrir um...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor