Pesquisa Datacenso/ACP prevê significativa queda de vendas no Natal

Mas a maioria dos comerciantes está otimista quanto à recuperação no próximo ano

Natal do Bradesco confirmado em novo formato

O Bradesco anunciou um novo formato para celebrar a 30ª edição do Natal do Palácio Avenida, um dos mais tradicionais espetáculos do país. Com o tema “A Grande História de Natal”, a apresentação será um show especial, que será gravado e então transmitido no dia 19 de dezembro no site do Natal do Palácio Avenida. Foto: Bradesco

Pesquisa Datacenso feito em parceria com a Associação Comercial do Paraná, denominada “100 dias para o Natal”, aponta – conforme já era esperado”, que a pandemia do novo coronavírus irá afetar as vendas do período natalino na capital Paranaense. Conforme o CEO do Instituto Datacenso, Claudio Shimoyama, a pesquisa aborda também as dificuldades enfrentadas este ano, as expectativas para o ano que vem e o sentimento do comerciante em relação à economia daqui para a frente.

Para o presidente da ACP, Camilo Turmina, passados mais de sete meses , das do início da pandemia, com grandes incertezas e  dificuldades enfrentadas por todos, “o comerciante começa a se adaptar à nova realidade e já tem dados suficientes para planejar o futuro de seu negócio”. Ele lembra, por exemplo, a boa adaptação ao período de funcionamento entre 10 e 20 horas.

A pesquisa aponta que, para a maior parte dos comerciantes curitibanos as vendas no Natal deste ano serão inferiores às do ano passado  em função do aumento do desemprego e da queda da renda das famílias causados pela pandemia do novo coronavírus.

A expectativa é de uma queda nominal de 11% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. E queda real de 14% corrigida pela inflação acumulada dos últimos 12 meses, que foi de 2,4%.

A maioria dos comerciantes (66%) curitibanos não tem planos para novos investimentos ou mudanças para os próximos meses. Para os que irão fazer investimentos (34%), os mais citados são: reformas na parte estrutural; mudanças na parte estética (redecorar, modernizar), investimentos em tecnologia; e mudanças relacionadas aos produtos oferecidos (variedade e qualidade).

Já para o próximo ano, a maior parte dos comerciantes curitibanos demonstra esperança para o próximo ano, quanto ao seu negócio: 65% estão esperançosos, animados; 34% preocupados; e apenas 1% desanimados.

Foram entrevistados 203 comerciantes curitibanos e 673 consumidores paranaenses, totalizando 876 entrevistas.

Os dados completos da Pesquisa Datacenso/ACP e a metodologia empregada estão disponíveis no site da Associação Comercial do Paraná.

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