O setor de desenvolvimento de software vivenciou nessa pandemia uma sรฉrie de ondas impulsionadas pelas necessidades do mercado e dos consumidores. A primeira delas foi o surgimento de projetos para atender ร necessidade de profissionais de saรบde a realizarem suas consultas online, como mรฉdicos e psicรณlogos. A outra onda veio com o fechamento das escolas e a necessidade de apps voltados ao ensino a distรขncia (EAD), assim como o desenvolvimento de apps voltados para streaming e lives.
Agora, surge uma nova onda para os desenvolvedores de apps, que รฉ o surgimento de marketplaces focados em determinado nicho de mercado. Quem afirma รฉ o especialista Filipe Gevaerd, sรณcio-fundador da Gebit, fรกbrica de software e aplicativos customizados que jรก colocou no mercado mais de 150 aplicativos e cresceu, em 2020, 77% no seu faturamento em comparaรงรฃo com o ano anterior – acima da mรฉdia estimada para o setor. Isso acontece porque, se a pandemia obrigou comรฉrcio e serviรงos a comercializar no ambiente online, os pequenos varejistas foram atraรญdos para o marketplace convencional, formado por uma loja virtual em que a plataforma estรก pronta e o lojista apenas expรตe seu produto e paga porcentagem sobre o faturamento.
Em 2020, essa modalidade de e-commerce cresceu 52% em relaรงรฃo ao ano anterior, resultando em R$ 73,2 bilhรตes para a categoria, segundo levantamento da Ebit. Para os marketplaces, isso significou 148,6 milhรตes de pedidos, crescimento de 38% com relaรงรฃo a 2019. O ticket mรฉdio tambรฉm se mantรฉm alto, girando em torno de R$ 493 (aumento de 10% em relaรงรฃo a 2019).
Custo elevado nos marketplaces tradicionais
No entanto, como o desembolso do faturamento para o empresรกrio estar na loja virtual muitas vezes รฉ elevado para o pequeno e mรฉdio varejistas, chegando a taxas de 30% sobre cada venda, o empresรกrio se vรช muitas vezes excluรญdo do mercado online. โร nesse sentido que os marketplaces segmentados tรชm sido a alternativa para que o pequeno empresรกrio esteja no mundo online, mas sem ter que desembolsar um valor expressivo do seu faturamentoโ, observa Gevaerd.
Exemplo disso รฉ a Loja de Tudo, plataforma que tem como objetivo reunir pequenos e mรฉdios varejistas do Sul do paรญs. Ao contrรกrio de outros varejistas, esse empresรกrio dispรตe de poucos recursos e ainda nรฃo tem tempo para lanรงar uma plataforma web prรณpria. Por outro lado, as taxas cobradas por players tradicionais tornam-se um impeditivo para esse comerciante entrar no e-commerce.
Alternativas para o pequeno varejista
Sem taxa de adesรฃo nem porcentagem sobre o faturamento, a Loja de Tudo quer ajudar o varejista de pequeno e mรฉdio portes a realizar vendas online. Para isso, no lugar da porcentagem sobre cada venda, outra estratรฉgia foi pensada para remunerar a plataforma. โTemos parcerias fortes com os meios de pagamento e isso vai ser significativo para as empresas que fazem parte da plataformaโ, aponta a cofounder da Loja de Tudo, Caroline Celli.
A plataforma espera reunir cerca de 500 lojistas atรฉ o fim de 2021, vendendo os mais variados produtos, como calรงados, vestuรกrio, acessรณrios para celular, pets, entre outros.
Entrando no mercado de forma disruptiva, a Loja de Tudo nรฃo cobra sobre o faturamento, o que deixa o lojista livre para poder fazer sua prรณpria margem de lucro, tanto na loja fรญsica quanto no e-commerce. โO que acontecia atรฉ entรฃo รฉ que, como parte do faturamento era abocanhada pelos marketplaces tradicionais, o empresรกrio competia com a sua prรณpria loja fรญsica. Nรณs acabamos com esses entravesโ, garante Caroline.
O resultado previsto รฉ maior entrada de receita para o varejista, sem competiรงรฃo com a loja fรญsica, alรฉm de acesso ร comercializaรงรฃo em um ambiente segmentado que nรฃo demande investimento prรณprio para construir um app do zero, que, alรฉm de dinheiro, leva cerca de dois anos para ficar pronto.
Marketplace de caminhรตes, carretas e tratores
Se existe um segmento de mercado que cresceu mesmo com a pandemia foi o de transporte, jรก que o volume de entregas cresceu em todos os segmentos, de alimentos a vestuรกrio. De acordo com a Fenauto (Federaรงรฃo Nacional das Associaรงรตes dos Revendedores de Veรญculos Automotores), as vendas de caminhรตes usados aumentaram 68,5% nos cinco primeiros meses de 2021 em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo do ano passado. Jรก o setor de tratores e mรกquinas agrรญcolas teve incremento de 22% nas vendas em 22,6% de janeiro a maio deste ano em comparaรงรฃo com o mesmo perรญodo de 2020.
Foi pensando nesse segmento que surgiu o app Pesadosweb, especializado no setor de compra e venda de caminhรตes, carretas e tratores agrรญcolas, tanto usados como novos. Um dos sรณcios da empresa, Paulo Schmidt, que atuou por mais de dez anos no segmento de vendas de carretas, jรก percebia a escassez desse tipo de elo que aproximasse vendedores e compradores nesse nicho. โO cliente faz tudo pelo app, como inserir dados, fotos, valores e informaรงรตesโ.
Segundo ele, a vantagem da Pesadosweb รฉ que se trata de uma loja sem muros, onde o comprador e o vendedor podem estar em qualquer lugar para efetuar uma negociaรงรฃo. โA rentabilizaรงรฃo vem da assinatura recorrente para o cliente subir atรฉ 50 anรบncios por mรชsโ, aponta ele.
Murilo de Carvalho Manica รฉ um dos clientes do Pesadosweb. Ele tem uma revenda de caminhรตes seminovos e tinha dificuldade de vender os veรญculos porque anunciava geralmente em sites que vendem de tudo. โNรณs nรฃo tรญnhamos um app especรญfico para comรฉrcio desse tipo de negรณcio e facilita muito na hora de vender, porque รฉ bem direcionado para o nosso pรบblico, especialmente considerando que em mรฉdia um caminhรฃo custa R$ 550 milโ, afirma. O empresรกrio estรก tรฃo animado com a novidade para o segmento que vai abrir uma revenda de caminhรตes novos e pretende continuar no app.
App especializado no mundo pet
Jรก o aplicativo iPatas, lanรงado em plena pandemia no mรชs de junho de 2020, reรบne 170 fornecedores de cerca de 15 mil produtos e serviรงos para pets. Em apenas um ano, a startup jรก soma trรชs mil cadastros e sete mil downloads.
O objetivo รฉ facilitar o dia a dia dos tutores de pets, reunindo em uma mesma plataforma variedades de produtos e serviรงos para os animais de estimaรงรฃo. โTudo pode ser adquirido por meio do prรณprio aplicativo, sem a necessidade de sair de casaโ, afirma Felipe Ramalho, um dos sรณcios da empresa.
Ao baixar o aplicativo e cadastrar seu endereรงo de entrega, a plataforma busca prioritariamente os parceiros mais prรณximos. Para localizar os produtos e serviรงos, existem filtros por tipos de animais e por categorias de compras, como alimentos, higiene, saรบde, brinquedos, entre outras. Alรฉm de fazer compras pelo iPatas e receber em casa, รฉ possรญvel agendar serviรงos como hospedagem, banho, tosa e adestramento por meio da plataforma. โEncontrar em um รบnico aplicativo lojas que comercializam raรงรฃo, medicamentos e outros produtos, alรฉm de clรญnicas veterinรกrias, serviรงos de agendamento de banho e tosa, hospedagem, adestramento, creche e recreaรงรฃo significa um ganho de tempo e uma economia financeira, pois รฉ possรญvel pesquisar e escolher os melhores produtos e preรงos na palma da mรฃo e ainda receber em casa com agilidade ou escolher a entrega agendadaโ, assinala.
Filipe Gevaerd, da Gebit, afirma que o consumidor quer facilidade e rapidez para encontrar o produto ou serviรงo que estรก buscando e nรฃo ficar rodando horas nas buscas. Nesse aspecto, os marketplaces podem ser vistos como um shopping center virtual que cada vez mais estรฃo segmentados, atraindo um determinado pรบblico consumidor. โEssa categoria de ecommerce traz como vantagem o fato de nunca fechar, podendo ser acessado 24 horas de qualquer lugar e, com alguns cliques, fazer o pedidoโ, conclui.