Novidade anunciada durante a COP 26 integra portfólio da linha Sadia Veg&Tal e está em sintonia com o compromisso da Companhia de ser Net Zero até 2040
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, lança o primeiro frango plant based carbono neutro do Brasil, o Veg Frango 100% Vegetal, da linha Sadia Veg&Tal. As emissões são neutralizadas do grão à mesa por meio de conservação florestal. Com o anúncio, realizado diretamente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), a Companhia cumpre um dos seus compromissos divulgados em 2020, que previa a disponibilização de linha carbono neutro até o final de 2021. Também foi desenvolvido pela BRF e certificado pela SGS o “Selo Carbono Neutro”, que poderá ser usado em outros itens futuros. A ação reforça ainda a posição de inovação e vanguarda da BRF, que firmou em março deste ano parceria inédita com a Aleph Farms para produção de carne cultivada. Os dois projetos estão em sintonia com a meta da empresa de ser Net Zero até 2040.
Concebida desde o início para ter as emissões 100% neutralizadas, a linha teve a pegada de carbono considerada desde o cultivo dos grãos até o fim do ciclo de vida da embalagem do produto. Elaborado em parceria com a empresa Enciclo, o cálculo passou por auditoria da certificadora SGS e a compensação foi realizada através da compra de créditos de carbono em projeto de conservação florestal (REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) nos estados do Amazonas e Acre, por meio da Agrocortex. A embalagem é reciclável, conforme o compromisso da empresa de ter 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025.
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“Estamos cientes da nossa responsabilidade com este primeiro e importante passo ao anunciar o lançamento do Veg Frango Sadia Veg&Tal Carbono Neutro que está em linha com nossa estratégia NET Zero e com a agenda de crescimento sustentável. Acreditamos que inovação e sustentabilidade têm grande sinergia para encontrar novas soluções aos desafios de mudanças climáticas. As ações para a descarbonização exigirão a mobilização de todos em uma extensa caminhada em prol do planeta”, afirma Grazielle Parenti, vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF, que representa a companhia na COP26, na Escócia.
Em junho deste ano, a Companhia assumiu o compromisso de ser Net Zero até 2040 tanto em suas operações como em sua cadeia. Até lá, deverá reduzir as emissões de gases de efeito estufa e neutralizar as residuais, reforçando seu comprometimento com a agenda sustentável em diversas frentes, como energia renovável, compra sustentável de grãos, agricultura de baixo carbono, eficiência operacional, além de produto carbono neutro.
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“O lançamento da primeira linha de frango plant based carbono neutro do País reforça a liderança e pioneirismo da BRF quando falamos de inovação. Nosso foco, parte fundamental de nossa Visão 2030, é estarmos sempre um passo à frente no atendimento das demandas dos consumidores, desenvolvendo produtos ao mesmo tempo deliciosos e sustentáveis”, afirma Marcel Sacco, vice-presidente de Novos Negócios da BRF.
Disponíveis nos pontos de venda de todo o País até o fim de novembro, são três opções de Sadia Veg Frango: Cubo, Tiras e Desfiado. Um dos diferenciais do Veg Frango é que, além da adição de feijão carioca, ingrediente muito presente nos lares brasileiros, conta com a utilização de técnica inovadora que consiste na adição de calor e pressão sobre uma combinação de proteínas vegetais de feijão, ervilha e soja, conhecida como extrusão úmida. Essa tecnologia produz fibras proteicas longas conferindo a percepção e aparência da proteína animal. Além da semelhança, os itens também têm a mesma quantidade de proteína de um peito de frango.
O lançamento faz parte do planejamento estratégico Visão 2030 da BRF, proposta da Companhia que inclui a meta de triplicar de tamanho nos próximos dez anos e superar os R$100 bilhões em receita anual – consolidando a BRF como empresa global de alimentos de alto valor agregado.