Especialista dรก dicas de como diversificar e aproveitar a data para reforรงar o relacionamento com os clientes
A data mais romรขntica do ano estรก chegando e os nรบmeros sรฃo animadores para o comรฉrcio, pois segundo pesquisa realizada pela Confederaรงรฃo Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), grande parte dos consumidores pretende presentear seus pares, injetando na economia mais de R$18 bilhรตes. Para aproveitar a boa expectativa que a temporada traz, investir em estratรฉgias diversificadas pode ser a melhor opรงรฃo.
Para o especialista em marketing e estratรฉgia de negรณcios, Frederico Burlamaqui, existem boas razรตes para que o varejo invista nas comemoraรงรตes do Dia dos Namorados, jรก que a expectativa รฉ de que os consumidores aproveitem esse ano para retomar as celebraรงรตes que ficaram paradas durante a pandemia. โO retorno ร s atividades presenciais, gera um aumento de demanda em setores que sempre venderam bem nessa data como moda, beleza e gastronomia, por isso estratรฉgias de marca e precificaรงรฃo sรฃo importantes, principalmente neste momento de retraรงรฃo econรดmica. Porรฉm, para realmente ganhar vantagem competitiva, รฉ fundamental investir no planejamento das iniciativas tendo como direcional a experiรชncia do cliente e o estudo de dados relevantes, como, por exemplo, sobre o comportamento do pรบblicoโ, explica.
Na busca de compreender dados sobre o que esperar na data, a pesquisa aponta que o consumidor deve desembolsar entre R$ 196 e R$ 234 em produtos como roupas, perfumes, cosmรฉticos, maquiagens, calรงados, bombons, chocolates e jantares. Sendo que com relaรงรฃo ร alimentaรงรฃo, a maioria dos entrevistados afirmou que pretende realizรก-la em casa, o que deve movimentar mercados e aplicativos de delivery. Jรก com relaรงรฃo ao local de compra, 30% responderam que pretendem comprar pela internet, 26% em shoppings centers, 9% em lojas populares e o restante ainda incerto. โEntender o perfil dos consumidores รฉ se antecipar ร s suas necessidades e os dados deste ano nos apontam para uma diversidade cada vez maior, seja com relaรงรฃo ao pรบblico, a forma de celebraรงรฃo ou de presentear. Essa รฉ uma grande janela para a criatividade e uma oportunidade para desenvolver aรงรตes mais atrativas de vendas, como personalizaรงรฃo de produtos, promoรงรตes para casais, facilidade de formas de pagamentos e decoraรงรฃo. Tudo com foco na diversidade de gostos e clientesโ, explica.
Alรฉm das estratรฉgias de venda, รฉ importante que as lojas pensem tambรฉm nos resultados a longo prazo, entendendo que esta รฉ uma รณtima data para fazer testagens e coletar informaรงรตes qualificadas, aumentando assim a base de consumidores da marca. โร um perรญodo de aumento de trรกfego nos sites e em lojas fรญsicas, por isso as aรงรตes de retenรงรฃo e fidelizaรงรฃo devem ser consideradas como prioridade na estratรฉgia, aproveitando a oportunidade para captar dados e estabelecer o relacionamento entre a marca e o consumidorโ, finaliza.
Confira algumas dicas do especialista de como diversificar e se preparar para o Dia dos Namorados:
– Treine sua equipe para a ocasiรฃo
– Ofereรงa dicas e ideias de presentes
– Decore a loja com capricho e boas ideias
– Prepare o estoque
– Ofereรงa promoรงรตes especiais
– Facilite as formas de pagamento
– Faรงa uma campanha nos canais digitais
– Incentive postagens dos clientes com a sua marca/loja
– Facilite o envio fรกcil para entregas ou compras online, com entrega rรกpida.
– Foque na fidelizaรงรฃo com o pรณs-venda.
– Divulgue nas suas redes sociais