Marketing é o processo de ensinar aos consumidores por que eles devem escolher o seu produto ou serviço e não o do seus concorrentes. Se você não está fazendo isso, você não está comercializando. É simples assim! A chave é encontrar o método de marketing correto e definir a mensagem de marketing correta a ser usada para educar e influenciar seus consumidores.
As empresas cometem o erro de pensar que o marketing é apenas uma coisa, mas marketing é tudo o que o consumidor encontra quando se trata do seu negócio, da publicidade, o que ouvem, o serviço ao cliente que recebem, o acompanhamento, o cuidado que a empresa fornece. É tudo o marketing criando a decisão dentro do consumidor de escolher ou não se vai repetir negócios com a empresa. O marketing é frequentemente confundido com publicidade e vendas , mas é importante conhecer as principais diferenças.
Como o marketing é definido
No primeiro dia em muitos cursos de Marketing, os professores muitas vezes definem “marketing” como “todos os processos envolvidos na obtenção de um produto ou serviço do fabricante ou vendedor para o consumidor final”. Inclui a criação do conceito de produto ou serviço, identificando quem pode comprá-lo, promovê-lo e movê-lo pelos canais de venda apropriados.
Como identificar o marketing
O marketing é melhor identificado usando o que é chamado de 4 P’s ou o mix de marketing: Produto, Preço, Promoção e Praça. Começando com produtos, as empresas têm muitos procedimentos que devem executar para garantir que seus produtos estejam prontos para serem vendidos. O primeiro estágio é chamado de “estágio de ideação”, no qual a ideia do produto é concebida. Em seguida, os departamentos de marketing geralmente testam novos conceitos de produtos com grupos de foco e pesquisas para determinar os níveis de interesse entre os compradores em potencial.
Se o nível de interesse for alto, os profissionais de marketing poderão vender produtos em uma base limitada para acompanhar as vendas. Se as vendas do produto forem altas, os produtos serão lançados em nível nacional. Antes de os produtos serem lançados no mercado, as empresas devem decidir que estilos, tamanhos, sabores e aromas devem vender e os projetos de embalagem que devem usar. Os consumidores têm muita participação nessas decisões. O preço também é testado por meio de grupos de foco e pesquisas. As empresas devem conhecer o preço ideal para vender seus produtos para obter o máximo retorno.
Uma maneira de determinar o preço é ajustá-lo a um nível comparável aos concorrentes; isto é, se a empresa puder recuperar todas as despesas associadas ao produto e ainda assim obter lucro. Se a empresa está introduzindo um novo produto que nunca existiu, eles devem determinar quanto o consumidor está disposto a pagar por ele. Promoção refere-se a folhetos, anúncios e informações que as empresas usam para gerar interesse em seus produtos.
Para conceitos mais complexos, como spas ou computadores, as empresas podem promover seus produtos em feiras. As promoções geralmente têm duas finalidades: gerar leads para representantes de vendas ou iniciar compras reais. Na nomenclatura de marketing é a distribuição. É como e onde os produtos são vendidos. Empresas de produtos de consumo, por exemplo, vendem para atacadistas que, por sua vez, vendem para varejistas. No mercado industrial, o processo de compra é mais longo e envolve mais tomadores de decisão. Algumas empresas também vendem produtos ou serviços em nível local, enquanto outras vendem nacionalmente e até internacionalmente.
Todas as decisões de distribuição fazem parte do processo geral de marketing.
O objetivo do marketing
O consultor de negócios Evan Carmichael’s faz um ótimo trabalho ao identificar os três principais objetivos do marketing:
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Capturar a atenção de um mercado alvo.
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Facilitar a decisão de compra do público alvo..
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Fornecer ao cliente uma ação específica, de baixo risco e fácil de tomar.
Com esses propósitos em mente, cupons, vendas e até mesmo merchandising, ou como os produtos são exibidos, fazem parte do processo de marketing. Como o marketing é a base de todos os negócios, o objetivo geral é vender mais produtos ou serviços.
Os diferentes tipos de marketing
Impressos, rádio e publicidade televisiva são tipos de marketing, assim como mala direta e marketing digital. As empresas que vendem pela Internet otimizam suas páginas da Web de modo que aparecem melhores posicionadas nos mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo. Boletins informativos, press releases e artigos são formas de marketing usadas para gerar leads e pedidos. Algumas empresas usam o marketing de referência para aumentar os negócios, onde os clientes satisfeitos encaminham outros para um determinado negócio, a famosa indicação.
Mais recentemente, o marketing de mídia social está se tornando um tipo de marketing que as empresas inteligentes não podem evitar quando se trata de alcançar possíveis compradores, seja no Facebook ou postando conselhos no Twitter com links para um site. Tudo dito, o marketing é tudo o que informa, gera interesses e leva as pessoas a tomar decisões de compra.
Acreditamos que com esse texto você possa ter uma ideia de o que é marketing.
Fonte: Laura Lake para thebalanceSMB
Tradução: FrontPage Assessoria em Comunicação
FrontPage Assessoria em Comunicação