Como desenvolver uma estratégia de marketing?

O marketing efetivo começa com uma estratégia de marketing considerada bem informada. Uma boa estratégia de marketing ajuda você a definir sua visão, missão e metas de negócios e descreve as etapas necessárias para atingir esses objetivos.
Sua estratégia de marketing afeta a maneira como você gerencia todo o seu negócio, por isso deve ser planejada e desenvolvida em consulta com sua equipe. É uma ferramenta de planejamento estratégico abrangente e abrangente que:
  • descreve sua empresa e seus produtos e serviços

  • explica a posição e o papel de seus produtos e serviços no mercado

  • perfis de seus clientes e sua concorrência

  • identifica as táticas de marketing que você usará

  • permite que você crie um plano de marketing e meça sua eficácia.

Uma estratégia de marketing define a direção geral e as metas para o seu marketing e, portanto, é diferente de um plano de marketing, que descreve as ações específicas que você executará para implementar sua estratégia de marketing. Sua estratégia de marketing pode ser desenvolvida nos próximos anos, enquanto seu plano de marketing geralmente descreve as táticas a serem alcançadas no ano atual.
Escreva uma estratégia de marketing bem-sucedida
Sua estratégia de marketing bem desenvolvida ajudará você a atingir as metas de sua empresa e a construir uma reputação forte para seus produtos. Uma boa estratégia de marketing ajuda você a segmentar seus produtos e serviços para as pessoas com maior probabilidade de comprá-los. Geralmente envolve a criação de uma ou duas ideias poderosas para aumentar a conscientização e vender seus produtos.
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing que inclua os componentes listados abaixo ajudará você a aproveitar ao máximo seu investimento em marketing, manter seu marketing focado e avaliar e melhorar seus resultados de vendas.
Identifique seus objetivos de negócios
Para desenvolver sua estratégia de marketing, identifique suas principais metas de negócios, para que você possa definir um conjunto de metas de marketing para apoiá-las. Suas metas de negócios podem incluir:
  • aumentar a conscientização de seus produtos e serviços

  • vender mais produtos de um determinado fornecedor

  • alcançar um novo segmento de clientes.

Ao definir metas, é essencial ser o mais direcionado possível, para que você possa medir com eficácia os resultados em relação ao que se propôs alcançar. Um critério simples para a definição de metas é o método SMART:
  • Específico – indique claramente o que você deseja alcançar

  • Mensurável – defina medidas tangíveis para medir seus resultados

  • Um conjunto de objetivos fáceis de definir que estão dentro de sua capacidade e orçamento

  • Elevação – estabeleça objetivos que o ajudarão a melhorar aspectos particulares do seu negócio

  • Encaminhe os objetivos que você pode alcançar dentro do tempo que você precisa.

Indique seus objetivos de marketing
Defina um conjunto de metas de marketing específicas com base nas metas de negócios listadas acima. Essas metas motivarão você e sua equipe e ajudarão você a avaliar seu sucesso.
Exemplos de objetivos de marketing incluem maior penetração no mercado (venda de mais produtos existentes para clientes existentes) ou desenvolvimento de mercado (venda de produtos existentes para novos mercados-alvo). Essas metas de marketing podem ser de longo prazo e podem levar alguns anos para serem alcançadas com sucesso. No entanto, eles devem ser claros e mensuráveis ​​e ter prazos para a realização.
Certifique-se de que suas estratégias gerais também sejam práticas e mensuráveis. Uma boa estratégia de marketing não será alterada todos os anos, mas revisada quando suas estratégias forem alcançadas ou se suas metas de marketing forem atingidas. Além disso, você pode precisar alterar sua estratégia se o seu mercado externo mudar devido a um novo concorrente ou nova tecnologia, ou se seus produtos mudarem substancialmente.
Pesquise seu mercado
A pesquisa é uma parte essencial da sua estratégia de marketing. Você precisa coletar informações sobre seu mercado , como tamanho, crescimento, tendências sociais e dados demográficos (estatísticas de população, como idade, sexo e tipo de família). É importante ficar de olho no seu mercado para que você esteja ciente de quaisquer alterações ao longo do tempo, por isso sua estratégia permanece relevante e direcionada.
Crie um perfil de seus clientes em potencial
Use sua pesquisa de mercado para desenvolver um perfil dos clientes que você está segmentando e identificar suas necessidades .
O perfil revelará seus padrões de compra, incluindo como eles compram, onde compram e o que compram. Novamente, analise regularmente as tendências para não perder novas oportunidades ou tornar-se irrelevante com sua mensagem de marketing.
Enquanto você tenta encontrar novos clientes, verifique se sua estratégia de marketing também permite que você mantenha relacionamentos com seus clientes existentes.
Perfil de seus concorrentes
Da mesma forma, como parte de sua estratégia de marketing, você deve desenvolver um perfil de seus concorrentes, identificando seus produtos, cadeias de suprimentos, preços e táticas de marketing.
Use isso para identificar sua vantagem competitiva – o que diferencia seu negócio dos concorrentes. Você também pode identificar os pontos fortes e fracos de seus próprios processos internos para ajudar a melhorar seu desempenho em comparação com sua concorrência.
Desenvolva estratégias para apoiar seus objetivos de marketing
Liste seus mercados-alvo e crie um conjunto de estratégias para atraí-los e retê-los. Um exemplo de objetivo poderia ser aumentar a conscientização dos jovens sobre seus produtos. Suas estratégias correspondentes poderiam ser aumentar sua presença na mídia social on-line, publicando atualizações regulares sobre seu produto no Twitter e no Facebook; publicidade em revistas locais voltadas para jovens; e oferecendo descontos para estudantes.

Teste suas ideias

Ao decidir suas táticas, faça alguma pesquisa on-line, teste algumas ideias e abordagens sobre seus clientes e sua equipe e analise o que funciona. Você precisará escolher uma série de táticas para atender às necessidades de seus clientes, alcançar os clientes em seu mercado-alvo e melhorar seus resultados de vendas.
Fonte: Business QLD