Agências de publicidade empregam uma ampla gama de estratégias de publicidadepara criar campanhas de marketing adaptadas às necessidades de seus clientes. Agências de publicidade podem variar de pequenas empresas baseadas em casa a franquias corporativas com departamentos de pesquisa de mercado, gerenciamento de contas e vendas, redação e design gráfico. As agências de publicidade trabalham em conjunto com o cliente para coletar informações e divulgar suas ideias de campanha, seguidas pelo processo criativo de criar e distribuir os anúncios.
Pitch
Enquanto o objetivo da maioria das agências de publicidade é estabelecer parcerias contínuas com clientes de longo prazo, a aquisição de cada novo cliente começa com um lance. Em vez de empresas aleatórias, as agências de publicidade geralmente começam com uma abordagem de dentro para fora e entram em contato com pessoas que conhecem pessoalmente dentro das organizações que desejam segmentar. Eles também podem monitorar as notícias para empresas que parecem precisar de uma revisão de publicidade (por exemplo, empresas que experimentam um surto repentino de crescimento) e enviam-lhes uma carta e um portfólio de seu trabalho.
Apresentação
Uma vez que um cliente em potencial concorda em se reunir com uma agência de publicidade, a agência irá preparar uma apresentação do que ela tem a oferecer ao cliente. O nível de detalhamento e pesquisa que entra na apresentação dependerá do nível de interesse ou comprometimento demonstrado pelo cliente. Durante a apresentação, a agência pode abordar estudos de caso encontrados em sua pesquisa para mostrar que tipos de publicidade funcionaram no passado para empresas semelhantes. A agência também pode mostrar logotipos, folhetos, mala direta, sites, banners de anúncios ou outdoors projetados para clientes anteriores ou um mock-up do que ele tem em mente para o cliente.
Avaliação
Uma vez que um cliente tenha se comprometido a contratar uma agência de publicidade, a agência começará a avaliar a posição atual do cliente em seu setor, incluindo sua participação de mercado, sua concorrência e seu nível de reconhecimento em seu mercado-alvo. Algumas dessas informações podem ser coletadas no site e no plano de negócios do cliente. A agência também avaliará as expectativas do cliente e determinará os prazos finais para o lançamento de uma nova campanha.
Criativo
A equipe de criação de uma agência de publicidade cria os componentes reais da campanha (anúncios), como comerciais de TV, outdoors, janelas pop-up do site, mala direta ou uma combinação de mídia mista. Redatores e designers gráficos são geralmente empregados com agências de forma permanente, enquanto os cinegrafistas e atores podem ser terceirizados quando necessário para comerciais de rádio e TV.
Lançamento
O comprador de mídia da agência de publicidade comprará espaço para os anúncios (em um jornal, no rádio, em sites ou outros fóruns) de vendedores de anúncios. O lançamento da campanha normalmente consiste em liberar anúncios alternando a mídia na qual eles aparecem para evitar o bombardeio de pessoas em qualquer tipo de mídia. Alternar a plataforma de mídia também ajuda a gerar reconhecimento da marca, alcançando o mercado-alvo de diferentes direções