Startup Garage incentivou a criação de negócios inovadores e produtos viáveis junto aos acadêmicos da Uniamérica
Empreendedorismo, gestão e inovação. Esses foram alguns dos principais tópicos abordados com os 38 participantes do Startup Garage, no Centro Universitário Uniamérica, em Foz do Iguaçu. O Programa, promovido pelo Sebrae/PR, tem como objetivo o fortalecimento do empreendedorismo por meio de parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES). Na Uniamérica, começou a ser desenvolvido com os alunos no início do segundo semestre de 2018.
“Na nossa instituição, temos uma disciplina chamada Competências Profissionais e Pessoais (CPP), que é dividida em 20 ramificações diferentes onde os alunos podem participar. Incluímos o Startup Garage como parte dessa disciplina e tivemos 38 alunos inscritos. Desenvolvemos vários workshops, projetos e pesquisas e, ao final, nove projetos foram apresentados para uma banca composta por empresários com potencial de investimento em startups”, detalha a gestora de Empreendedorismo e Gestão da Uniamérica, Marcia David de Souza.
Juliana Locks Gregorio, acadêmica do curso de Tecnologia em Radiologia, participou e aprovou a iniciativa. “Eu caí de paraquedas na matéria, mas foi muito gratificante. No meu grupo, tive a chance de ter mais contato e de trabalhar junto a acadêmicos de Engenharia Elétrica, Pedagogia e Radiologia. Desenvolvemos um produto viável, que é o Plant Careger, um irrigador automático”, relata.
Além deste projeto, outros oito foram elaborados, envolvendo diversas áreas como automação, tecnologias, assistência farmacêutica, beleza, comércio, compras, sustentabilidade e saúde.
“Os alunos que participaram encararam o desafio do empreendedorismo. Com o encerramento da disciplina, percebemos que todos, de uma forma ou de outra, entenderam que são capazes de fazer algo diferente do habitual. A maioria chegou até a disciplina sem nenhuma experiência sobre como é o processo desde a concepção de uma ideia até o desenvolvimento de um produto. Mas, ao final, tivemos vários relatos de pessoas que saíram satisfeitas, pois viram que a disciplina ampliou a visão de mundo de cada um”, acrescenta Marcia.
Para a consultora do Sebrae/PR, Nara Pick, o projeto foi sucesso. “Os alunos surpreenderam. Os projetos que vieram para a banca foram bem estruturados, com um modelo de apresentação profissional. Ficou nítido que eles compreenderam a proposta do programa e seguiram a metodologia”, comenta.
Vencedores
Os três projetos escolhidos como destaque foram: Smart Light – Automação Residencial em primeiro lugar; Tellure – Composteira Doméstica Elétrica em segundo lugar e AFA – Aplicativo de assistência farmacêutica em terceiro lugar.
Thiago Copano, aluno do segundo ano de Engenharia Elétrica e membro do grupo que garantiu a primeira colocação, destaca que a melhor parte do Programa não é o lugar no pódio, mas sim os conhecimentos adquiridos. “A pedido de um empresário, ainda no primeiro semestre do ano, criamos um produto viável pensando em simplificar a estrutura elétrica de uma residência. Porém, quando soubemos da oferta da disciplina, vimos uma oportunidade para formatar o modelo de negócio do produto e, durante os workshops, percebemos como é todo o processo para estruturar a ideia antes de oferecê-la ao mercado”, indica.
Com o primeiro lugar no Programa desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Uniamérica, o projeto vencedor será pré-incubado junto ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e todos os membros ganharam um voucher de um ano de participação em eventos relacionados a Startups, promovidos pelo Sebrae/PR; horas de consultorias empresariais e financeiras; vagas no Conecta, um evento de Startups que reúne membros do ecossistema do Sebrae/PR e convidados e quatro vagas para o Empretec, um programa que possui metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca desenvolver características de comportamento empreendedor.